Como fazer um projeto cultural?

A Lei de Incentivo a Cultura tem diversos segmentos culturais, como espetáculos e produtos musicais ou de teatro, dança, circo, literatura, artes plásticas e gráficas, gravuras, artesanato, patrimônio cultural.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Como fazer ou elaborar um projeto cultural
Vídeo explicativo de como fazer um projeto cultural.

Como fazer um projeto cultural? Como elaborar um projeto cultural?

Squadra Consultoria

Como fazer um projeto cultural? Como elaborar um projeto cultural? A Lei de Incentivo a Cultura, Lei, Rouanet tem diversos meandros que precisam ser estudados, inclusive a Nova Instrução Normativa nº 2/2019, que foi publicada recentemente, traz diversas alterações neste cenário.

É muito importante ler com atenção as regras para saber o que pode ser ou não solicitado em seu projeto.

Captação de Recursos voltada a Projetos Sociais

Na Lei de Incentivo a Cultura, o proponente, que neste caso podem ser Pessoas Físicas e Jurídicas, com atuação na área cultural, apresenta uma proposta cultural ao Ministério da Cultura (MinC) e, depois de aprovada a proposta, o proponente é autorizado a captar recursos junto a pessoas físicas pagadoras de Imposto de Renda (IR), que apresentam declaração completa, ou empresas tributadas com base no lucro real visando a execução do projeto. Como fazer um projeto cultural?  Como elaborar um projeto cultural.

Curso de captação de recursos 2020

Como fazer um projeto cultural? Como elaborar um projeto cultural?

O primeiro passo é definir o tema do seu projeto. Neste caso específico, você precisa estudar sobre a Elaboração de Projetos para Lei de Incentivo a Cultura, Lei Rouanet, que são os projetos que visam promoção e fomento dos diversos produtos culturais. Com o tema do projeto escolhido, é hora de colocar o projeto no papel.

Como Elaborar Projetos?

As propostas enviadas ao Ministério da Cidadania podem abranger diversos segmentos culturais, como espetáculos e produtos musicais ou de teatro, dança, circo, literatura, artes plásticas e gráficas, gravuras, artesanato, patrimônio cultural (museus) e audiovisual (como programas de rádio e TV).

Basicamente, para fazer o projeto para Lei de Incentivo a Cultura – Lei Rouanet, ele deve conter: introdução, justificativa, objetivo geral, objetivo específico, metodologia, público alvo, resultados e bibliografia. Como fazer um projeto cultural?  Como elaborar um projeto cultural?

Curso Lei de Incentivo a Cultura Rouanet

Além disto, ao fazer o projeto para a Lei de Incentivo a Cultura, Lei Rouanet precisamos prever medidas de democratização de acesso e acessibilidade ao seu Produto Cultural e não esqueça também que na Lei Rouanet, você precisa dividir em Pré-Produção, Produção e Pós-Produção.

Como fazer um projeto cultural? Como elaborar um projeto cultural?

Além disto, é muito importante contar com o suporte de profissionais capacitados para elaboração do projeto, visto que muitas diligências ou até mesmo arquivamento de projetos, devido à falta de documentações ou preenchimento incorreto pode acarretar uma espera muito grande pela aprovação e início das captações de recursos. Como fazer um projeto cultural?  Como elaborar um projeto cultural?

Se interessou pela Elaboração de Projetos para Lei de Incentivo a Cultura – Lei Rouanet?

Conheça os serviços completos prestados pela Squadra Consultoria, nossos consultores, com larga experiência na área, podem elaborar, cadastrar e acompanhar seu projeto até a aprovação e publicação em Diário Oficial da União.

Squadra Consultoria

Artigos Relacionados

Comente Sobre o Conteúdo

Cursos Online

Cursos Presenciais

Nossos Serviços

Últimos Artigos

Participe do nosso grupo no WhatsApp