Legislação Especial para Cultura na Pandemia Covid-19
Aqui é o Douglas, coordenador de Projetos na Squadra Consultoria.
Hoje vamos conversar sobre a Legislação Especial para Cultura na Pandemia Covid-19.
Antes de iniciarmos nosso vídeo de hoje, preciso pedir para que você, que ainda não é inscrito em nosso canal, que se inscreva e também ative o sino, para receber nossas novidades com exclusividade.
Além disto, quero agradecer a você que sempre nos acompanha, é muito importante ter você por aqui. E lembre-se, ao final deste vídeo, se gostou, deixa seu like.
Como fazer um projeto cultural?
Hoje falaremos sobre o que a Instrução Normativa 5 de 2020 nos trouxe de novidades em Projetos Culturais aprovados pela Lei de Incentivo a Cultural.
Em outros vídeos no nosso canal, já conversamos sobre a Lei de Incentivo a Cultura e aspectos importantes, que você precisa saber ao submeter projetos junto a Secretaria Especial de Cultura.
Vamos lembrar rapidamente o que é a Lei de Incentivo a Cultura.
Bom, hoje considerado a Principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país.
Mas como isto funciona esta Legislação Especial para Cultura?
O governo abre mão do imposto (renúncia fiscal) para que ele seja direcionado à realização de atividades culturais. Com isso, ganha o produtor cultural, ganha o apoiador e ganham os brasileiros, que terão mais opções à disposição e mais acesso à cultura.
Sabemos, com base na Instrução Normativa 2 de 2019, que os recursos estão liberados para execução quando atingimos a captação de recursos em 20% do valor total do projeto aprovado.
Porém, frente ao COVID-19, a Secretaria Especial de Cultura publicou a Instrução Normativa 5 de 2020, que traz uma Legislação Especial para Cultura e algumas estratégias para que proponentes com projetos aprovados e com algum montante já captado, possam fazer uso destes recursos, visando minimizar os impactos causados no setor cultural.
9 Dicas para Elaboração de um Projeto na Cultura ou Esporte
A Instrução Normativa n. 05 de 20/04/2020 traz em seu artigo 2º a possibilidade de transferência de recursos antes de serem atingidos os 20% previstos no art. 30 da Instrução Normativa n. 02 de 23/04/2019.
Para tanto, o projeto deverá estar homologado para execução e a solicitação deverá esclarecer o impacto e a iminência da liberação de recursos, em razão da pandemia da Covid-19 na execução do projeto cultural, ou seja, a motivação para liberação não é só a pandemia, mas sim, se o proponente está desenvolvendo atividades neste momento, que necessitam de pagamentos, ou se algum serviço já foi executado e precisa de ser pago.
Lembre-se, você proponente precisa estabelecer o nexo causal entre a pandemia e a liberação de recursos elencando cronograma de execução e pagamentos a serem feitos.
Seu projeto está nesta fase e precisa de alguma orientação?
Não esqueça de deixar seu comentário ou entrar em contato conosco, estaremos a disposição para te orientar.
Gostou deste conteúdo sobre a Legislação Especial para Cultura, não esqueça de deixar seu like, compartilhar com seus amigos e curtir o canal da Squadra no Youtube.