SISMOB – Tudo que você precisa saber, o Sistema de Monitoramento de Obras – SISMOB foi desenvolvido pelo Ministério da Saúde, com o intuito de monitorar todas as obras de engenharia e infraestrutura de Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Pronto Atendimento e Academias da Saúde financiadas com recurso Federal, tornando- se uma ferramenta para o gerenciamento de todas as fases da obra.
O sistema possibilita comparativos do planejado e do executado de cada obra, assim como suas fases e etapas, podendo o gestor comparar o cronograma pré-definido da obra, realizado por profissional especializado, com o andamento real, oferecendo uma visão financeira e executiva de toda a obra.
Todo o histórico da obra juntamente com as imagens fotográficas poderá ser visualizado na série histórica que estará disponível no sistema.
SAIBA MAIS SOBRE O SERVIÇO PRESTADO PARA O SISMOB
Qual o objetivo do curso Sismob?
Capacitar gestores e servidores onde buscaremos capacitá-los na utilização deste sistema que foi desenvolvido pelo Ministério da Saúde, com o intuito de monitorar e gerenciar todas as fases das obras de engenharia e infraestrutura de Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Pronto Atendimento e Academias da Saúde financiados pelo Governo Federal.
Também abrangeremos Através do SISMOB o agente público tem uma ferramenta para cadastrar, alimentar e acompanhar todo planejamento, de todos os recursos da área da saúde, para tanto cada participante deverá, antecipadamente, solicitar o seu cadastro no sistema (se já não estiver cadastrado).
Ao final da capacitação o servidor estará apto para solicitar cadastro nos diversos módulos do sistema, conhecer e entender a finalidade de cada módulo, entender e conduzir o monitoramento da ação, elaborar o Plano de Trabalho e um Projeto Especial, conduzir a avaliação trimestral das ações, identificar as funcionalidades do módulo de elaboração e revisão.
Qual a metodologia do curso Sismob?
Os conteúdos serão trabalhados por meio de:
- Apostila com conteúdo do curso;
- Aulas expositivas com apresentações em PPT;
- Conversas com os participantes para troca de experiência e esclarecimentos de dúvidas.
Qual público alvo para o curso Sismob?
- Gestores e servidores públicos, dentre Secretários Municipais, Controladores Internos, Externos e Consultores;
- Prefeitos e Vereadores;
- Servidores públicos das áreas de contratos e projetos;
- Funcionários de OSCIPs, ONGs, OSs, Universidades, Hospitais, Fundações, Institutos, Agências, Autarquias e Empresas Estatais que utilizam recursos públicos.
- Profissionais e especialistas voltados para a prática técnico-financeira dos recursos públicos.
- Secretários, assessores, diretores, coordenadores E assistentes do Poder Executivo Federal.
- Servidores e funcionários das instituições federais de ensino de pesquisa científica e tecnológica.
- Profissionais da área médica, Secretários Municipais de Assistência Social e Saúde;
- Assistentes Sociais e demais servidores envolvidos que esta área;
- Produtores culturais, artistas, dançarinos, grupos teatrais, grupos de dança;
- Entidades privadas com e sem fins lucrativos;
- Profissionais da área esportiva, atletas e consultores e,
- Demais interessados.
O Sistema de Monitoramento de Obras permite que o gestor seja sinalizado através de alertas quando alguma etapa da obra estiver em caminho crítico ou em atraso, facilitando assim a alimentação do sistema e melhorando a qualidade da informação.
O Ministério da Saúde através do Sistema de Monitoramento de Obras visa contribuir para estruturação e o fortalecimento do SUS e para a continuidade da mudança do modelo de atenção à saúde no País, propondo que a melhoria da estrutura física dos estabelecimentos de saúde seja facilitador para a mudança das práticas.
O Sistema é ferramenta para gestão moderna e eficiente dos investimentos do Ministério da Saúde em obras públicas.
Possibilita que o Ministério da Saúde realize o monitoramento e acompanhamento finalístico, gerenciando a situação de execução por meio de etapas gerenciais e prazos estabelecidos.
O SISMOB permite ainda que o gestor estadual, municipal e distrital seja alertado quando alguma etapa da obra estiver em caminho crítico ou em atraso.
Constitui em instrumento de acompanhamento da execução possibilitando o repositório de informação sobre o andamento da obra, com documentos e imagens fotográficas.
SAIBA MAIS SOBRE O SERVIÇO PRESTADO NO SISMOB
Qual o conteúdo do curso Sismob?
- Unidade I – Conhecendo o SISMOB: o que é o sistema e qual a legislação que o norteia.
- Unidade II – Como acessar o SISMOB:
- Unidade III – Como cadastrar a proposta: reforma, ampliação ou construção.
- Unidade IV – Como monitorar a proposta:
- Unidade V – Como solicitar prorrogação de prazo
- Unidade VI – Programas possíveis de cadastro de obra com transferência fundo a fundo:
- Unidade VI – Esclarecimento de dúvidas e troca de experiência com os presentes.
O SISMOB foi desenvolvido conforme a nova lógica de financiamento fundo a fundo organizada pela Portaria GM/MS 381, de 6 de fevereiro de 2017, que propõe maior autonomia aos estados e municípios, reforço aos processos de monitoramento e, assim, maior efetividade nos resultados dos investimentos em saúde.
Este Sistema de Monitoramento de Obras foi desenvolvido pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina através do Laboratório Bridge de Tecnologia e Inovação.
A Squadra Assessoria e Consultoria possui profissionais qualificados para te assessorar e te capacitar para trabalhar com o SISMOB.
Nossa última agenda foi em Porto Alegre/RS nas datas de 17 e 18 de abril, onde nossa Consultora Roberta Costamilan ministrou o curso presencial na modalidade turma fechada, agradecemos aos participantes desta turma e em breve abriremos uma agenda que possibilite agregar mais participantes.
Na Squadra Consultoria o processo de aprendizado não termina com o final das aulas.
Os participantes têm assistência direta com a empresa, contando com uma equipe especializada e o consultor responsável pelo treinamento ministrado, via e-mail, telefone ou também por chat online, período válido em até um ano após o encerramento das aulas.
Assim todos os participantes poderão solucionar dúvidas e discutir questões que surgirem na prática e que estejam relacionadas aos temas abordados em sala de aula, garantindo assim o aprendizado, e oferecendo todo o respaldo necessário para o servidor público.
O SISMOB, é o sistema informatizado desenvolvido pelo Ministério da Saúde, desenvolvido conforme a nova lógica de financiamento fundo a fundo organizada pela Portaria GM/MS 381, de 6 de fevereiro de 2017, que propõe maior autonomia aos estados e municípios, reforço aos processos de monitoramento e, assim, maior efetividade nos resultados dos investimentos em saúde.
Vem para auxiliar os processos de cadastro e análise de propostas de projetos de saúde e monitoramento da execução de obras de transferência fundo a fundo.
Por meio dele é possível monitorar todas as obras de engenharia e infraestrutura de Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Pronto Atendimento e Academias da Saúde financiadas com recurso Federal, tornando-se uma ferramenta para o gerenciamento de todas as fases da obra.
Através do SISMOB é possível alimentar as informações de planejamento, execução e monitoramento das obras contempladas nos municípios e para os Estados, acompanhamento dos pareceres emitidos pela área técnica.
O Sistema permite uma gestão moderna e eficiente, possibilitando que o Ministério da Saúde realize o monitoramento e acompanhamento finalístico, gerenciando a situação de execução por meio de etapas gerenciais e prazos estabelecidos.
Permite ainda que o gestor estadual, municipal e distrital seja alertado quando alguma etapa da obra estiver em caminho crítico ou em atraso.
Constitui em instrumento de acompanhamento da execução possibilitando o repositório de informação sobre o andamento da obra, com documentos e imagens fotográficas.
Capacitar gestores e técnicos das Secretarias Municipais de Saúde e ter uma assessoria especializada para cadastro e análise de propostas de projetos de saúde e monitoramento da execução de obras de transferência fundo a fundo permite uma agilidade maior nos processos, não permitindo perda de recursos e prazos, recebendo sempre as parcelas em dia.
A assessoria é fundamental, pois visa auxiliar gestores e técnicos das Secretarias no acesso e gerenciamento do SISMOB desde a solicitação do acesso, cadastro e monitoramento das propostas.
Além disto, um suporte diferenciado esclarece dúvidas dos gestores e técnicos em todas as etapas de monitoramento da obra: ação preparatória, início, execução e conclusão da obra, promovendo assim a troca de experiência referente a utilização do SISMOB.
Uma assessoria diferenciada e completa, respeitando regras e prazos, de acordo com as legislações, permite ao convenente, um aproveitando melhor dos recursos, recebendo as parcelas dentro dos prazos e executando suas propostas dentro dos critérios exigidos, atuando dentro do rigor da lei.
Este suporte é prestado pela Squadra Consultoria, ofertando atendimento presencial e a distância aos clientes, monitorando o sistema e fazendo as alimentações necessárias para que os recursos não sejam perdidos, ofertando uma gestão eficiente aos gestores dos municípios.
Gostou do conteúdo deste artigo? Então inscreva-se no maior e mais completo canal sobre elaboração de projetos e captação de recursos do Youtube.