SISMOB – Tudo que você precisa saber

SISMOB – Tudo que você precisa saber, o Sistema de Monitoramento de Obras – SISMOB foi desenvolvido pelo Ministério da Saúde, com o intuito de monitorar todas as obras de engenharia e infraestrutura de Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Pronto Atendimento e Academias da Saúde financiadas com recurso Federal, tornando- se uma ferramenta para o gerenciamento de todas as fases da obra.

Squadra Consultoria

O sistema possibilita comparativos do planejado e do executado de cada obra, assim como suas fases e etapas, podendo o gestor comparar o cronograma pré-definido da obra, realizado por profissional especializado, com o andamento real, oferecendo uma visão financeira e executiva de toda a obra.

Todo o histórico da obra juntamente com as imagens fotográficas poderá ser visualizado na série histórica que estará disponível no sistema.

QUAL O OBJETIVO DO CURSO SISMOB?

Capacitar gestores e servidores onde buscaremos capacitá-los na utilização deste sistema que foi desenvolvido pelo Ministério da Saúde, com o intuito de monitorar e gerenciar todas as fases das obras de engenharia e infraestrutura de Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Pronto Atendimento e Academias da Saúde financiados pelo Governo Federal.

Também abrangeremos Através do SISMOB o agente público tem uma ferramenta para cadastrar, alimentar e acompanhar todo planejamento, de todos os recursos da área da saúde, para tanto cada participante deverá, antecipadamente, solicitar o seu cadastro no sistema (se já não estiver cadastrado).

Ao final da capacitação o servidor estará apto para solicitar cadastro nos diversos módulos do sistema, conhecer e entender a finalidade de cada módulo, entender e conduzir o monitoramento da ação, elaborar o Plano de Trabalho e um Projeto Especial, conduzir a avaliação trimestral das ações, identificar as funcionalidades do módulo de elaboração e revisão.

QUAL A METODOLOGIA DO CURSO SISMOB?

Os conteúdos serão trabalhados por meio de:

  • Apostila com conteúdo do curso;
  • Aulas expositivas com apresentações em PPT;
  • Conversas com os participantes para troca de experiência e esclarecimentos de dúvidas.

QUAL PÚBLICO ALVO PARA O CURSO SISMOB?

  • Gestores e servidores públicos, dentre Secretários Municipais, Controladores Internos, Externos e Consultores;
  • Prefeitos e Vereadores;
  • Servidores públicos das áreas de contratos e projetos;
  • Funcionários de OSCIPs, ONGs, OSs, Universidades, Hospitais, Fundações, Institutos, Agências, Autarquias e Empresas Estatais que utilizam recursos públicos.
  • Profissionais e especialistas voltados para a prática técnico-financeira dos recursos públicos.
  • Secretários, assessores, diretores, coordenadores E assistentes do Poder Executivo Federal.
  • Servidores e funcionários das instituições federais de ensino de pesquisa científica e tecnológica.
  • Profissionais da área médica, Secretários Municipais de Assistência Social e Saúde;
  • Assistentes Sociais e demais servidores envolvidos que esta área;
  • Produtores culturais, artistas, dançarinos, grupos teatrais, grupos de dança;
  • Entidades privadas com e sem fins lucrativos;
  • Profissionais da área esportiva, atletas e consultores e,
  • Demais interessados.

O Sistema de Monitoramento de Obras permite que o gestor seja sinalizado através de alertas quando alguma etapa da obra estiver em caminho crítico ou em atraso, facilitando assim a alimentação do sistema e melhorando a qualidade da informação.

O Ministério da Saúde através do Sistema de Monitoramento de Obras visa contribuir para estruturação e o fortalecimento do SUS e para a continuidade da mudança do modelo de atenção à saúde no País, propondo que a melhoria da estrutura física dos estabelecimentos de saúde seja facilitador para a mudança das práticas.

O Sistema é ferramenta para gestão moderna e eficiente dos investimentos do Ministério da Saúde em obras públicas.

Possibilita que o Ministério da Saúde realize o monitoramento e acompanhamento finalístico, gerenciando a situação de execução por meio de etapas gerenciais e prazos estabelecidos.

SISMOB permite ainda que o gestor estadual, municipal e distrital seja alertado quando alguma etapa da obra estiver em caminho crítico ou em atraso.

Constitui em instrumento de acompanhamento da execução possibilitando o repositório de informação sobre o andamento da obra, com documentos e imagens fotográficas.

QUAL O CONTEÚDO DO CURSO SISMOB?

  • Unidade I – Conhecendo o SISMOB: o que é o sistema e qual a legislação que o norteia.
  • Unidade II – Como acessar o SISMOB:
  • Unidade III – Como cadastrar a proposta: reforma, ampliação ou construção.
  • Unidade IV – Como monitorar a proposta:
  • Unidade V – Como solicitar prorrogação de prazo
  • Unidade VI – Programas possíveis de cadastro de obra com transferência fundo a fundo:
  • Unidade VI – Esclarecimento de dúvidas e troca de experiência com os presentes.

O SISMOB foi desenvolvido conforme a nova lógica de financiamento fundo a fundo organizada pela Portaria GM/MS 381, de 6 de fevereiro de 2017, que propõe maior autonomia aos estados e municípios, reforço aos processos de monitoramento e, assim, maior efetividade nos resultados dos investimentos em saúde.

Este Sistema de Monitoramento de Obras foi desenvolvido pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina através do Laboratório Bridge de Tecnologia e Inovação.

A Squadra Assessoria e Consultoria possui profissionais qualificados para te assessorar e te capacitar para trabalhar com o SISMOB.

Nossa última agenda foi em Porto Alegre/RS nas datas de 17 e 18 de abril, onde nossa Consultora Roberta Costamilan ministrou o curso presencial na modalidade turma fechada, agradecemos aos participantes desta turma e em breve abriremos uma agenda que possibilite agregar mais participantes.

Na Squadra Consultoria o processo de aprendizado não termina com o final das aulas.

Os participantes têm assistência direta com a empresa, contando com uma equipe especializada e o consultor responsável pelo treinamento ministrado, via e-mail, telefone ou também por chat online, período válido em até um ano após o encerramento das aulas.

Assim todos os participantes poderão solucionar dúvidas e discutir questões que surgirem na prática e que estejam relacionadas aos temas abordados em sala de aula, garantindo assim o aprendizado, e oferecendo todo o respaldo necessário para o servidor público.

SISMOB, é o sistema informatizado desenvolvido pelo Ministério da Saúde, desenvolvido conforme a nova lógica de financiamento fundo a fundo organizada pela Portaria GM/MS 381, de 6 de fevereiro de 2017, que propõe maior autonomia aos estados e municípios, reforço aos processos de monitoramento e, assim, maior efetividade nos resultados dos investimentos em saúde.

Vem para auxiliar os processos de cadastro e análise de propostas de projetos de saúde e monitoramento da execução de obras de transferência fundo a fundo.

Por meio dele é possível monitorar todas as obras de engenharia e infraestrutura de Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Pronto Atendimento e Academias da Saúde financiadas com recurso Federal, tornando-se uma ferramenta para o gerenciamento de todas as fases da obra.

Através do SISMOB é possível alimentar as informações de planejamento, execução e monitoramento das obras contempladas nos municípios e para os Estados, acompanhamento dos pareceres emitidos pela área técnica.

O Sistema permite uma gestão moderna e eficiente, possibilitando que o Ministério da Saúde realize o monitoramento e acompanhamento finalístico, gerenciando a situação de execução por meio de etapas gerenciais e prazos estabelecidos.

Permite ainda que o gestor estadual, municipal e distrital seja alertado quando alguma etapa da obra estiver em caminho crítico ou em atraso.

Constitui em instrumento de acompanhamento da execução possibilitando o repositório de informação sobre o andamento da obra, com documentos e imagens fotográficas.

Capacitar gestores e técnicos das Secretarias Municipais de Saúde e ter uma assessoria especializada para cadastro e análise de propostas de projetos de saúde e monitoramento da execução de obras de transferência fundo a fundo permite uma agilidade maior nos processos, não permitindo perda de recursos e prazos, recebendo sempre as parcelas em dia.

A assessoria é fundamental, pois visa auxiliar gestores e técnicos das Secretarias no acesso e gerenciamento do SISMOB desde a solicitação do acesso, cadastro e monitoramento das propostas.

Além disto, um suporte diferenciado esclarece dúvidas dos gestores e técnicos em todas as etapas de monitoramento da obra: ação preparatória, início, execução e conclusão da obra, promovendo assim a troca de experiência referente a utilização do SISMOB.

Uma assessoria diferenciada e completa, respeitando regras e prazos, de acordo com as legislações, permite ao convenente, um aproveitando melhor dos recursos, recebendo as parcelas dentro dos prazos e executando suas propostas dentro dos critérios exigidos, atuando dentro do rigor da lei.

Este suporte é prestado pela Squadra Consultoria, ofertando atendimento presencial e a distância aos clientes, monitorando o sistema e fazendo as alimentações necessárias para que os recursos não sejam perdidos, ofertando uma gestão eficiente aos gestores dos municípios.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Cursos Online

Solicite uma proposta

Últimos Artigos

FALTA VOCÊ!
12.146
Inscritos

Participe do nosso grupo no WhatsApp