Como fazer o Cadastro do Ordenador de Despesa OBTV

Para realizar o cadastro dos Ordenadores de Despesas OBTV, o convenente deverá entregar à Instituição Bancária os CPF dos candidatos a Ordenador.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Como fazer o Cadastro do Ordenador de Despesa OBTV
Vídeo explicando sobre o cadastro de ordenador de despesa OBTV

Como fazer o Cadastro do Ordenador de Despesa OBTV. O Portal dos Convênios – SICONV, agora conhecida como Plataforma +Brasil é um sistema desenvolvido em plataforma web que permite aos órgãos concedente e convenente o gerenciamento on-line de todos os convênios cadastrados.

O atributo alt desta imagem está vazio

No vídeo de hoje vamos falar um pouco sobre o Ordenador de Despesa OBTV, mas antes de iniciarmos, peço que você que ainda não é inscrito no canal da Squadra, que se inscreva e ative o sininho para receber com exclusividade as novidades que postamos aqui. 

Primeiramente, cabe esclarecer o que é OBTV. Conforme disposto no Decreto nº 7.641, de 12 de dezembro de 2011, “… considera-se Ordem Bancária de Transferências Voluntárias a minuta da ordem bancária de pagamento de despesa do convênio, termo de parceria ou contrato de repasse encaminhada virtualmente pelo SICONV ao Sistema Integrado de Administração Financeira – SIAFI, mediante autorização do Gestor Financeiro e do Ordenador de Despesa do convenente, ambos previamente cadastrados no SICONV, para posterior envio, pelo próprio SIAFI, à instituição bancária que efetuará o crédito na conta corrente do beneficiário final da despesa.”.

É o ordenador de despesa OBTV quem realiza a autorização final do pagamento ao fornecedor/credor e envia ao SIAFI. Para isto, ele deverá estar cadastrado no SICONV.

Para realizar o cadastramento dos Ordenadores de Despesas OBTV, o convenente deverá entregar à Instituição Bancária a relação dos CPF dos candidatos a Ordenador de Despesa OBTV do Convênio, juntamente com a documentação exigida pela Instituição Financeira.

O que são emendas parlamentares?

Poderão ser informados vários CPF e estes serão enviados ao SICONV pela instituição financeira.

Após o processamento, os CPF enviados pela instituição financeira são armazenados no SICONV. Como fazer o Cadastro do Ordenador de Despesa OBTV

A partir desse momento, o convenente poderá selecionar até dois Ordenadores de Despesas OBTV dentre esses CPF, para o convênio que opera por OBTV.

Obrigatoriamente, deverá ser escolhido pelo menos um Ordenador de Despesa. Caso contrário, nenhum pagamento poderá ser autorizado.

Então, se o seu Convênio operar por OBTV você já sabe, primeiramente deve se atentar a estas questões de Ordenadores de Despesas. 

 E como fazer isto? Veja o passo a passo logo em seguida:

Para definir o(s) ordenador(es) de despesa(s) OBTV, o usuário com perfil de Cadastrador de Usuário de Ente Entidade, após informar o Login (CPF) e a senha de acesso ou Certificado Digital, deverá clicar no menu “Execução” opção ”Ordenador Despesa OBTV

Será exibida tela para a consulta do convênio. Após informar o número do convênio no campo especifico, clicar no botão “Consultar”. O sistema exibirá a tela “Definir Ordenador Despesa OBTV” e os botões: “Inserir”, “Ver Candidatos” e “Histórico”.

Para visualizar a relação dos candidatos a Ordenador de Despesa OBTV, o usuário deverá clicar no botão “Ver Candidatos”,

O sistema exibirá tela com a relação dos usuários que são candidatos a ordenador de despesa OBTV informados na Instituição Financeira.

Após verificar a relação dos candidatos, o usuário deverá selecionar/definir o(s) Ordenador (es) de Despesa(s) OBTV. Para isto, o usuário deverá clicar no botão “Voltar”.

Como Fazer a Prestação de Contas do Siconv Plataforma Mais Brasil?

O sistema exibirá novamente a tela com os botões: “Inserir”, “Ver Candidatos” e “Histórico”. O usuário deverá clicar no botão “Inserir”.

O sistema exibirá novamente a relação dos usuários que são candidatos a Ordenador de Despesa OBTV para seleção.

Observe que na frente do nome de cada candidato a Ordenador de Despesa OBTV é exibido o botão “Selecionar”.

O usuário poderá selecionar até dois Ordenadores de Despesa OBTV, para isto deverá clicar no botão “Selecionar” do candidato desejado. Como fazer o Cadastro do Ordenador de Despesa OBTV

O sistema exibirá mensagem: “Perfil Ordenador de Despesa da OBTV atribuído ao usuário com sucesso” e o botão “Remover” caso seja necessário retornar o usuário para a relação de candidatos a Ordenador de Despesa OBTV.

Lembre-se de uma importante dica:  O Proponente não pode ser Ordenador de Despesa de OBTV e Gestor Financeiro do Convenente ao mesmo tempo.

Gostou do nosso vídeo? Então não esqueça de deixar seu Like.

O atributo alt desta imagem está vazio

Artigos Relacionados

Comente Sobre o Conteúdo

Cursos Online

Cursos Presenciais

Nossos Serviços

Últimos Artigos

Participe do nosso grupo no WhatsApp