Olá, aqui é a Schirley, coordenadora de projetos na Squadra Consultoria.
Hoje, quero conversar com você sobre qual o valor máximo de um curta metragem em um projeto na lei de incentivo à cultura?
Mas antes de iniciarmos neste assunto, gostaria de pedir para você se inscrever em nosso canal do Youtube, onde temos muitos vídeos falando sobre captação de recursos e elaboração de projetos.
Aqui no blog da Squadra Consultoria, existem vários posts onde explicamos e trazemos informações relevantes sobre a Lei de Incentivo a Cultura.
Em vídeos anteriores já falamos sobre a Lei de Incentivo a Cultura, como captar esses recursos, então não deixe de assistir.
Muito bem, a lei de incentivo a cultura, a antiga Lei Rouanet, é um dos principais mecanismos de fomento a cultura no país.
Por meio dela, pessoas físicas e jurídicas podem abater do imposto de renda de forma total ou parcial estes incentivos do imposto que têm a pagar.
Isso, permite que diversas ações culturais aconteçam em todas as regiões do nosso país, em todas as áreas culturais, inclusive produzir um curta metragem.
A seguir falaremos mais detalhadamente sobre o tema deste artigo, qual o valor máximo de um curta metragem na Lei de Incentivo à Cultura.
Confira outros artigos relacionados à Lei de Incentivo à Cultura:
O que é Curta Metragem?
Um curta-metragem nada mais é do que um filme de pouca duração.
No geral, para ser considerado um curta e concorrer ao Oscar, esse formato deve apresentar menos de 40 minutos, incluindo os créditos.
Já eventos como o Festival de Sundance, por exemplo, aceitam curta-metragens de quase 1 hora.
Vale destacar que essa condição se refere às regras internacionais, mais precisamente dos Estados Unidos, baseadas na Academia de Artes e Ciências Cinematográficas e o American Film Institute.
Ou seja, é comum que um curta apresente diferentes durações de acordo com seu país de origem.
No Brasil, por exemplo, existe a “Lei do Curta”, que estipula um tempo de até 15 minutos pra esse tipo de filme.
Essas obras costumam ser exibidas em festivais, tanto locais como internacionais e, no geral, são idealizadas e realizadas por cineastas independentes.
Logo, é comum que o orçamento disponibilizado para criá-las não seja alto.
Sendo assim, é bastante habitual que o dinheiro destinado para um curta seja do próprio cineasta.
Em outros momentos, ele pode ser bancado por organizações sem fins lucrativos, pelo governo ou por um patrocinador que deseje fomentar a cultura.
Para que serve um Curta Metragem?
Um curta tem um papel importante no sentido que comunica, de forma um ideia e uma visão em poucos minutos.
Nesse contexto, ele pode ter objetivos diferentes.
Ou seja, pode tanto educar, informar, apresentar uma estética diferente, como também divulgar uma ação ou uma marca.
O curta também é fundamental para divulgar novatos da área, uma vez que atua como uma porta de entrada importante para que novos cineastas apresentam seus talentos e trabalhos para o público e para a crítica.
Temos um vídeo anterior, onde falamos como produzir um curta metragem através da Lei de Incentivo a Cultura.
De Onde Vem o Termo Curta Metragem?
O termo curta-metragem, que deriva do vocábulo francês court-métrage, faz referência a um filme de curta duração. Não existe nenhuma definição precisa sobre a sua duração embora, de um modo geral, se aceite que um filme que dura trinta minutos ou menos seja uma curta-metragem.
Mas Afinal, Qual o Valor Máximo de um Curta Metragem?
Ao elaborar uma proposta, a sua planilha orçamentária o valor máximo de um curta metragem não pode ultrapassar o valor de 200 mil reais.
Gostou deste conteúdo sobre valor máximo de um curta metragem?