Projeto Competidores Champions – Capoeira

A capoeira é uma representação cultural que mistura esporte, luta, dança, cultura popular, música e brincadeira.

projeto competidores champios

Compartilhe:

  • Segmento:
Capoeira
  • Proponente:
ASSOCIACAO DE CAPOEIRA GUERREIROS DA ILHA
  • Valor Total:
R$  63.786,45
  • Fonte:
Lei de Incentivo ao Esporte
  • Cidade:
Mauá – SP
  • N.º do Projeto:
23.714.260/0001-24
  • Status:

Aprovado

100%

Faça seu projeto!

  • Sobre o Projeto
  • Sobre a Fonte
  • Como Incentivar

A capoeira é uma representação cultural que mistura esporte, luta, dança, cultura popular, música e brincadeira.

Caracteriza-se por movimentos ágeis e complexos, onde são utilizados os pés, as mãos e elementos ginástico-acrobáticos.

Diferencia-se das outras lutas por ser acompanhada de música.

A luta de defesa pessoal, que é reconhecida também como dança, foi desenvolvida por escravos africanos trazidos ao Brasil, já que o Brasil foi o maior receptor da migração de escravos, com 42% de todos os escravos enviados através do Atlântico durante o século XVI, quando Portugal enviou escravos para a América do Sul, oriundos da África Ocidental.

É disputada por duas pessoas que se defrontam no meio de uma roda formada por outros capoeiristas, ao som de palmas e berimbaus.

O objetivo do jogo é derrubar o adversário.

O principal instrumento utilizado é o berimbau, instrumento que proporciona o som característico, construído por um pedaço de pau, um pedaço de arame e uma cabaça.

A base do jogo é a ginga, pois essa é uma importante forma de ataque e defesa do capoeirista.

Na roda de capoeira o praticante manifesta seu conhecimento e desenvolvimento sobre a atividade.

A capoeira desenvolveu-se principalmente na Bahia e difundiu-se por vários estados, como o Rio de Janeiro, São Paulo e Pará.

A prática da capoeira trabalha a coordenação motora, aprimora a flexibilidade, equilíbrio e destreza, alivia as tensões do dia a dia, proporciona criatividade e liberdade de movimentos.

(https://mundoeducacao.uol.com.br/educacao-fisica/capoeira.htm) No que condiz aos objetivos deste projeto, adiantamos que a Capoeira é muito mais que uma luta, por isso os Campeonatos Internos de Capoeira tem por objetivo avaliar o capoeirista como um todo: seu ritmo, habilidade, criatividade, objetividade, caracterização, continuidade e seu conhecimento da identidade cultural da arte capoeira.

E buscamos na Lei de Incentivo ao Esporte mecanismos financeiros para a realização de 1(um) campeonato que se estenderá por 4 (quatro) finais de semana e objetiva reunir atletas locais, regionais, estaduais e nacionais para que mediante organização e regulamento de jogo demonstrem suas habilidades técnicas.

OBJETIVOS ESPECIFICOS. 

  • Incentivar atletas para competições específicas para a modalidade;  
  • Disponibilizar equipe técnica com capacidade para a organização dos eventos competitivos;  
  • Disponibilizar uniforme, troféus e medalhas aos atletas competidores.

 

A Lei nº 11.438/06, ou Lei de Incentivo ao Esporte – LIE, como é mais conhecida, permite que recursos provenientes de renúncia fiscal sejam aplicados em projetos das diversas manifestações desportivas e paradesportivas distribuídos por todo o território nacional. Por meio de doações e patrocínios, os projetos executados via Lei de Incentivo ao Esporte atendem crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, além de garantir o suporte necessário para que os atletas de alto rendimento possam participar e representar o Brasil em competições nacionais e internacionais.

Mais do que um instrumento jurídico, trata-se de uma inovação e um avanço na consolidação do paradigma do esporte como um meio de inclusão social.

Nesse segmento, a Lei de Incentivo ao Esporte é um importante instrumento, pois permite que patrocínios e doações para a realização de projetos esportivos e paradesportivos recebam descontos do Imposto de Renda devido por pessoas físicas e jurídicas, estimulando uma participação mais efetiva de todos, por intermédio de ações diversas, num trabalho conjunto entre governo e sociedade, com real aumento dos investimentos e benefícios diretos para a população.

A Squadra Assessoria e Consultoria, presta o serviço de Elaboração e Cadastro de Projetos Esportivos em conformidade com a Lei 11.438/2006 e Portaria 424/2020 da Secretaria Especial do Esporte, também presta serviço de Assessoria e Consultoria na Gestão e Execução do seu projeto esportivo após Termo de Compromisso assinado com a União.

O patrocinador/doador deverá contatar o proponente, responsável pela elaboração, apresentação e execução do projeto junto à Secretaria Especial do Esporte.

Deverá informar sua intenção de patrocinar/doar para determinado projeto, fornecendo seus dados necessários para elaboração do recibo, que será emitido em 3 (três) vias, sendo:

– uma via para o patrocinador/doador (documento hábil de comprovação do patrocínio/doação junto à Secretaria da Receita Federal),
– uma via para a documentação do proponente e
– a terceira via para a Secretaria Especial do Esporte.

O depósito deverá ser feito pelo patrocinador ou doador, diretamente na conta corrente BLOQUEADA de agência do Banco do Brasil, aberta pela Secretaria Especial do Esporte, específica para a captação de recursos desse projeto, de modo que o CNPJ ou CPF do patrocinador ou doador estejam identificados.

O investidor deve transferir o valor desejado (até 1% em caso de Pessoa Jurídica e 6% em caso de Pessoa Física) para a conta bancária específica do Projeto até o último dia útil do ano corrente. Após o depósito, o proponente responsável pelo projeto irá emitir um Recibo de Mecenato, que servirá de Comprovante para que a Renúncia Fiscal se efetue no próximo exercício.

Qualquer pessoa física que opte pelo Modelo de Declaração Completa ou Pessoa Jurídica tributada no Lucro Real pode financiar projetos esportivos utilizando o mecanismo da Lei de Incentivo ao Esporte, sendo que Pessoas Físicas podem direcionar até 6% e Pessoas Jurídicas até 1%.

Lembre-se que o Projeto deve estar devidamente publicado em Diário Oficial da União e dentro do período de Captação de Recursos.

SEJA APOIADOR

Que bom que você gostou deste projeto!

Complete o formulário abaixo e seja um apoiador

Dúvidas Frequentes:

Sim, com larga experiência no ramo, a Squadra Consultoria possui setor específico para elaborar, cadastrar e aprovar seu Projetos nas Lei de Incentivo. Consulte.

Sim, desde que você tenha um Produto Cultural a ser desenvolvido e seja um proponente apto, você pode enviar Projetos para buscar aprovação na Lei de Incentivo a Cultura.

Sim, a Squadra Consultoria atua na elaboração, cadastro e acompanhamento com resposta de diligências até a aprovação do seu projeto junto a Lei de Incentivo ao Esporte no âmbito federal.

Ao contratar os serviços da Squadra Consultoria, após aprovação de seu projeto a Squadra não te deixará sozinho.

 

Iremos fornecer listagem de empresas que já fizeram algum tipo de incentivo via Renúncia Fiscal e Folder Comercial para apresentação de seu projeto para possíveis patrocinadores.

 

Além disto, você receberá um e-mail de orientação com modelo de Recibo de Mecenato e esclarecimentos iniciais para o processo de Captação de Recursos.

Alguns dos nossos clientes

Previous
Next

Outros Cases de Sucesso

Depoimentos de Nossos Clientes

Santa Trip Santa Catarina

Só tenho a agradecer ao pessoal da Squadra consultoria, pessoal dedicado demais, competentes demais, estão sempre a frente para tornar nossa vida mais fácil. Gratidão!

Faça seu Projeto!

Cursos Online 100% à Distância Com Certificado Consultoria Grátis Tradição e Confiança Material para Download Grupo no WhatsApp

Cursos Online

Últimos Artigos

Participe do nosso grupo no WhatsApp