Muito tem se falado sobre as Leis de Incentivo Fiscal, mas poucos sabem o que elas realmente são e como funcionam.
E hoje quero explicar para você internauta um pouco mais sobre o que é a Lei de Incentivo Fiscal, mas antes de continuarmos, se inscreva em nosso canal e ative o “sininho” abaixo para ser notificado sempre que postarmos algum novo vídeo.
Quem pode incentivar projetos nas Leis de Incentivo?
Então, a proposta da utilização das Leis de Incentivo Fiscal é simples e objetiva: empresas e pessoas que declaram imposto de renda podem destinar parte desses valores para projetos contemplados pelas leis de incentivo.
Ou seja, o dinheiro de seus impostos, ao invés de ir diretamente para o governo, é utilizado para garantir que programas sociais, culturais, esportivos e de saúde não fiquem no papel e tragam benefícios para muitas pessoas e comunidades.
Com a utilização de leis de incentivo fiscal, você, pessoa física, mas principalmente você pessoa jurídica pode escolher para onde pode ser encaminhado o dinheiro que é pago com os tributos.
Isso não quer dizer que o seu negócio passará a ter valores reduzidos em seus pagamentos, é apenas uma forma de destinar recursos para projetos de sua comunidade e de importante relevância, e consequentemente enriquecer a imagem da marca diante dos seus consumidores.
As Leis de Incentivo permitem que as empresas fomentem projetos que refletem sua postura de responsabilidade social e seus valores.
Esta é uma maneira delas se engajarem com atividades de cunho social que, além de promoverem ações de impacto positivo na sociedade, também são vantajosas para a imagem da instituição.
Quanto posso investir em um projeto de Lei de Incentivo?
As empresas podem direcionar até 9% do valor do imposto de renda para fundos de incentivo e as pessoas físicas até 8%.
Conheça as principais leis de incentivo fiscal federal:
1% Lei de Incentivo ao Esporte, para projetos esportivos, tanto de rendimento, educacional e participação;
1% Fundo do Idoso – ações voltadas para as pessoas idosas;
1% Fundo da Infância e Adolescência (FIA) – projetos voltados para as crianças e adolescentes;
4% Lei de Incentivo a Cultura – projetos que visam fomentar a cultura;
1% Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON) – ações voltadas para tratamento a Oncologia;
1% Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS) – Projetos para saúde da Pessoa com Deficiência.
Agora que você conhece um pouco mais sobre a Lei de Incentivo Fiscal Federal, não perca estas importantes fontes para Captação de Recursos de Projetos.
Gostou do nosso artigo sobre o que é a Lei de Incentivo Fiscal?
Assista nosso vídeo sobre O que é a Lei de Incentivo Fiscal? – Clique aqui!