Squadra Consultoria: Assessoria, Consultoria e Treinamentos

Ministro da Cultura defende a Cultura como ativo econômico e fator de aproximação entre os povos

​O ministro da cultura, Sérgio Sá Leitão, participou, neste sábado (30), da inauguração da Bienal Internacional de Curitiba (PR), no Museu Oscar Niemeyer. Durante o evento, o ministro defendeu a Cultura como ativo econômico e como fator de congregação entre povos.
Conteúdo do post

O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, participou, neste sábado (30), da inauguração da Bienal Internacional de Curitiba (PR), no Museu Oscar Niemeyer.

Durante o evento, o ministro da cultura defendeu a Cultura como ativo econômico e como fator de congregação entre povos.

Também estiveram presentes o governador do Paraná, Carlos Alberto Richa, e o embaixador da China no Brasil, Li Jinzhang, entre outras autoridades.

O ministro salientou que a Cultura tem uma importância transcendente para a inclusão social, para a formação da identidade cultural nacional e para o aumento do sentimento de pertencimento, mas que tem também uma dimensão econômica.

13 Dicas das Principais Fontes de Captação de Recursos

“Nós precisamos trabalhar (essa dimensão), sobretudo em um País como o nosso que tem na diversidade cultural um front de desenvolvimento ainda não devidamente explorado”, disse.

“Essa é uma das bandeiras que empunhamos à frente do Ministério da Cultura”, completou.

A Bienal, apoiada pelo MinC por meio da Lei Rouanet, segue aberta ao publico até 25 de fevereiro de 2018. Reúne, em 100 espaços de Curitiba obras de 425 artistas.

A expectativa é que 1 milhão de pessoas passem pelo evento.

Ao lembrar que a China é o país homenageado da Bienal deste ano, Sérgio Sá Leitão elogiou o país asiático que, segundo ele, está entre os poucos países que sabem aproveitar a Cultura como ativo econômico.

“Na Bienal há a aproximação de países distantes geograficamente e até culturalmente, mas que estão se tornando mais próximos e, aqui, por meio da arte”, complementou.

O governador do Paraná , Carlos Alberto Richa, comparou a Bienal a um símbolo de aproximação entre os dois povos. “A China se tornou um de nossos maiores parceiros comerciais.

O Paraná elevou mercadorias em direção aos portos chineses e aumentou também as importações desse país”, exemplificou.

Largo da China

Ainda na capital paranaense, o ministro da cultura também participou da inauguraçao do Largo da China, espaço dedicado à amizade entre Brasil e China.

Estiveram presentes o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, o secretário estadual de Cultura do Paraná, João Luiz Fiani, e o embaixador da China no Brasil, Li Jinzhang, entre outras autoridades além do ministro da cultura.

Durante a inauguração, o ministro da cultura elogiou a forma como a China trabalha a dimensão econômica da Cultura, que deve ser um exemplo para o Brasil.

“Nossa cultura é o principal ativo econômico e social do nosso País. Gera negócios, emprego e renda”, afirmou.

O governo chinês doou uma escultura em bronze denominada “Confúcio”, obra do renomado artista chinês Wu Weishan, medindo 3m de altura e pesando 1.200 kg.

A obra ficará como um legado da participação da China como país homenageado na Bienal de Curitiba 2017.

O prefeito de Curitiba falou sobre a importância do espaço. “No momento em que a China abre os olhos para Curitiba, queremos que esta estátua do largo seja um portal de amizade e comércio, de intercâmbio cultural e humanitário”, declarou.

Durante o evento, o embaixador da China no Brasil, Li Jinzhang, falou sobre Confúcio, pensador que difundiu valores como os da sabedoria e confiabilidade.

“Nomear esse espaço como Largo da China com a estátua de Confúcio reflete o carinho do povo brasileiro com a China e o apoio entusiasta de intercâmbio entre os dois países”, disse.

“Confúcio é um pensador de mais de mil anos, que criou a doutrina do confucionismo e que exerceu grande influência na identidade chinesa”.

O secretário estadual de Cultura do paraná também enfatizou a importância de Confúcio.

“Foi importante pelo que pensava sobre moralidade e integridade dos seres humanos e é isso que buscamos”, contou.

Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura

ministro da cultura de fende a cultura

Gostou deste conteúdo sobre a declaração do ministro da cultura? Inscreva-se no nosso canal e saiba tudo sobre Elaboração de Projetos, Captação de Recursos, Leis de Incentivo, SICONV – Plataforma Mais Brasil e muito mais.

Gostou do Post?
Compartilhe agora mesmo:
Blog - Squadra Consultoria
empresas patrocinadoras

Empresas que já Investiram em Projetos de Captação de Recursos

Empresas que investiram em Projetos de Captação de Recursos de nossos clientes e alcançaram resultados extraordinários.

BAIXE AGORA O E-book Gratuito Captação de Recursos

*Siga no Instagram para receber o e-book no seu e-mail.

E-book Gratuito Captação de Recursos
Qual o assunto você tem mais interesse?

Siga-nos no instragram para receber o e-book no seu e-mail