Qual valor máximo de curta metragem Lei de Incentivo Cultura?

A sua planilha orçamentária não pode ultrapassar o valor de 200 mil reais, quando se trata de um projeto de curta metragem na Lei de Incentivo à Cultura.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Qual valor máximo de curta metragem Lei de Incentivo Cultura?
valor máximo de curta metragem

Qual valor máximo de curta metragem Lei de Incentivo Cultura?

Olá, aqui é a Schirley, coordenadora de projetos na Squadra Consultoria.

Hoje, quero conversar com você sobre qual o valor máximo de um curta metragem em um projeto na lei de incentivo à cultura?

Mas antes de iniciarmos o vídeo, gostaria de pedir para você se inscrever em nosso canal do Youtube, onde temos muitos vídeos falando sobre captação de recursos e elaboração de projetos.

Aqui no canal da Squadra Consultoria, existem vários vídeos onde explicamos e trazemos informações relevantes sobre a Lei de Incentivo a Cultura.

Em vídeos anteriores já falamos sobre a Lei de Incentivo a Cultura, como captar esses recursos, então não deixe de assistir.

Muito bem, a lei de incentivo a cultura, a antiga Lei Rouanet, é um dos principais mecanismos de fomento a cultura no país.

Por meio dela, pessoas físicas e jurídicas podem abater do imposto de renda de forma total ou parcial estes incentivos do imposto que têm a pagar.

Isso, permite que diversas ações culturais aconteçam em todas as regiões do nosso país, em todas as áreas culturais, inclusive produzir um curta metragem.

O que é Curta Metragem?

Um curta-metragem nada mais é do que um filme de pouca duração.

No geral, para ser considerado um curta e concorrer ao Oscar, esse formato deve apresentar menos de 40 minutos, incluindo os créditos.

Já eventos como o Festival de Sundance, por exemplo, aceitam curta-metragens de quase 1 hora. 

Vale destacar que essa condição se refere às regras internacionais, mais precisamente dos Estados Unidos, baseadas na Academia de Artes e Ciências Cinematográficas e o American Film Institute. 

Ou seja, é comum que um curta apresente diferentes durações de acordo com seu país de origem.

No Brasil, por exemplo, existe a “Lei do Curta”, que estipula um tempo de até 15 minutos pra esse tipo de filme. 

Essas obras costumam ser exibidas em festivais, tanto locais como internacionais e, no geral, são idealizadas e realizadas por cineastas independentes.

Logo, é comum que o orçamento disponibilizado para criá-las não seja alto. 

Sendo assim, é bastante habitual que o dinheiro destinado para um curta seja do próprio cineasta.

Em outros momentos, ele pode ser bancado por organizações sem fins lucrativos, pelo governo ou por um patrocinador que deseje fomentar a cultura. 

Para que serve um Curta Metragem?

Um curta tem um papel importante no sentido que comunica, de forma um ideia e uma visão em poucos minutos.

Nesse contexto, ele pode ter objetivos diferentes.

Ou seja, pode tanto educar, informar, apresentar uma estética diferente, como também divulgar uma ação ou uma marca. 

O curta também é fundamental para divulgar novatos da área, uma vez que atua como uma porta de entrada importante para que novos cineastas apresentam seus talentos e trabalhos para o público e para a crítica. 

Temos um vídeo anterior, onde falamos como produzir um curta metragem através da Lei de Incentivo a Cultura.

Preciso trazer uma observação importante, qual o valor máximo no projeto de curta metragem?

Conforme a instrução normativa nº 2/2019 o valor máximo de curta metragem é de 200 mil reais.

Ao elaborar uma proposta, a sua planilha orçamentária não pode ultrapassar o valor de 200 mil reais, quando se trata de um projeto de curta metragem na Lei de Incentivo à Cultura.

Onde vem o termo Curta Metragem?

O termo curta-metragem, que deriva do vocábulo francês court-métrage, faz referência a um filme de curta duração. Não existe nenhuma definição precisa sobre a sua duração embora, de um modo geral, se aceite que um filme que dura trinta minutos ou menos seja uma curta-metragem.

Gostou deste vídeo?

Então não esqueça de deixar seu like e compartilhar este conteúdo com seus colegas.

saiba mais sobre este serviço

captação de recursos como escrever projetos culturais como funciona a lei rouanet convênio convênio federal curso elaboração de projetos curso online captação de recursos curso online siconv curso plataforma mais brasil curso siconv Depoimento Cursos Incompany Depoimento Cursos Online Depoimento Cursos Presenciais Depoimento Projetos Depoimento Serviços Destaques elaborando projetos culturais elaborar projeto de filme na lei de incentivo a cultura elaborar projeto de musica lei rouanet elaborar projeto esporte Elaborar projeto Lei Estadual ao Esporte no Rio de Janeiro elaborar projeto webshow elaboração de projetos elaboração de projetos culturais fazer projeto de esporte fazer projeto de filme fazer projeto de musica fazer projeto esporte fazer projeto na lei de incentivo a cultura fazer projeto site lei de incentivo a cultura fazer projeto webserie fazer um projeto social Incentivo a Cultura lei 13.019 lei 13019 lei de incentivo a cultura lei de incentivo ao esporte lei de incentivo à cultura lei estadual incentivo a cultura lei novo marco regulatório terceiro setor lei rouanet projeto cultural pronon e pronas siconv terceiro setor

Artigos Relacionados

Comente Sobre o Conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cursos Online

Cursos Presenciais

Nossos Serviços

Ao submeter o formulário acima você concorda com nossas políticas de uso do site e privacidade.

FALTA VOCÊ!
12.948
Inscritos

Participe do nosso grupo no WhatsApp