Olá, aqui é a Schirley, coordenadora de projetos na Squadra Consultoria.
Hoje, quero conversar com você sobre “O que é manifestação educacional na Lei de Incentivo ao Esporte?” da sua proposta junto a lei de incentivo ao esporte.
Mas antes de iniciarmos o post, gostaria de pedir para você se inscrever em nosso canal do Youtube, onde temos muitos vídeos falando sobre captação de recursos e elaboração de projetos.
Aqui no blog da Squadra Consultoria, existem vários artigos onde explicamos e trazemos informações relevantes sobre a Lei de Incentivo ao Esporte.
Não deixe de assistir.
A Lei de Incentivo ao Esporte que foi trazida pela Lei 11.438/2006, traz a possibilidade de incentivar diversas ações esportivas de diversas modalidades e manifestações em todo o território nacional.
Pessoas físicas e jurídicas podem abater estes incentivos, estes valores doados e patrocinados, por meio do imposto de renda que elas têm a pagar.
Ou seja, é um mecanismo de fomento muito importante para as ações esportivas e pode ter público, crianças, adultos, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência também podem se beneficiar com a lei de incentivo ao esporte.
Muito bem, existem três manifestações no seu projeto da lei de incentivo ao esporte, rendimento, educacional e participação.
Hoje nós vamos falar sobre o que é manifestação educacional na Lei de Incentivo ao Esporte?
O que é a manifestação educacional na Lei de Incentivo ao Esporte?
O Desporto Educacional tem como principal objetivo promover o desenvolvimento integral de cada indivíduo e auxiliar na sua formação consciente a respeito do exercício da cidadania no país, além das práticas de Esporte em ambientes de Lazer.
A manifestação educacional da Lei Pelé determina que o Esporte pode ser praticado tanto em espaços escolares quanto não escolares.
Com grande importância para o país, a manifestação educacional tem prioridade na distribuição de recursos públicos e por intermédio da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), ele garante que o currículo de Educação Básica no Brasil deve obrigatoriamente conter Educação Física.
Como parte essencial para os sistemas de ensino de diversas instituições, a manifestação educacional deve promover a inclusão de pessoas e a diversidade de práticas esportivas.
Devendo evitar a seletividade e a hiper competitividade dos praticantes, e desenvolver valores como:
- trabalho em equipe;
- cooperação;
- tolerância;
- disciplina e resiliência.
Estudos apontam que o esporte é um fator de motivação escolar.
Por isso, investir na prática esportiva, além de ser um caminho certeiro para inspirar cada vez mais alunos a se dedicarem às diferentes modalidades, descobrirem novos estilos de vida e aprenderem sobre valores fundamentais à vida em sociedade, também pode ser uma estratégia para que os jovens mantenham o interesse na educação.
Sabemos que a realidade encontrada em boa parte das escolas públicas hoje em todo o Brasil não colabora para essa máxima.
Entre os muitos desafios está a falta de equipamentos esportivos nas escolas.
É comum ver professores tendo que comprar o material por conta própria para serem capazes de ensinar.
A manifestação educacional deve ter como público pelo menos 50% dos beneficiários matriculados em instituições públicas de ensino.
Nestes projetos, nós vamos trazer a implementação de uma prática esportiva, ou para desportiva, como exemplo:
- Futebol;
- Vôlei;
- Basquete entre outras.
Além disso, neste projeto você vai visar a contratação de profissionais para implementar uma prática esportiva, professor, supervisor, estagiários e monitores, por exemplo.
Além disso, este projeto educacional não vai trazer um enfoque competitivo, tem como intuito disponibilizar e orientar a prática esportiva daquela modalidade.
Esporte Educacional é a manifestação esportiva que mais cresce na Lei de Incentivo ao Esporte
É importante que as entidades esportivas que queiram ampliar seus trabalhos estejam antenadas com as principais tendências de mercado e da Lei de Incentivo.
Anualmente a Secretaria Especial do Esporte divulga um relatório de resultados com importantes informações relacionadas aos projetos aprovados, captados, aos proponentes e aos patrocinadores.
E, analisando esses dados, podemos constatar algumas tendências do mercado que podem e devem servir de norte para as entidades esportivas estabelecerem seus planejamentos estratégicos.
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