A qualidade tem se colocado como tema fundamental na agenda do Sistema Único de Saúde – SUS, particularmente nas últimas décadas e, é nesta perspectiva que gestão municipal da Política de Saúde se pauta no envolvimento de um processo administrativo complexo com uma gestão estratégica, a fim de alcançar metas e objetivos através de um planejamento conciso.
Dentre outras características e requisitos, um bom gestor de saúde precisa desenvolver e monitorar planos de ação, analisar recursos, elaborar políticas que auditem a viabilidade dos planos de ação, gerenciar custos em saúde e gerenciar serviços em saúde.
Além disso, o gestor precisa ainda ter amplo conhecimento em gestão de pessoas, que é um importante fator para alcançar determinados objetivos.
O gestor precisa ser responsável pelo trabalho em equipe, pela organização, por compartilhar responsabilidades e delegar funções focadas na eficiência e eficácia do atendimento público de saúde.
Não obstante, a importância da Gestão em Saúde, tem sua importância fundamentada na capacidade de relacionamento com usuários do Sistema Único de Saúde e com os profissionais deste Sistema, uma vez que o Gestor desta Política, para ter resultado positivo em seus processos de trabalho precisa dialogar com estes atores.
Entretanto, diante as dificuldades de tempo em função dos afazeres administrativos a dar conta, o gestor, por vezes, não consegue dialogar com estes atores.
A Gestão da Política de Saúde é composta por saberes e práticas dos mais diversos atores que se envolvem na gestão e no planejamento tornando-se tema prioritário nas ferramentas tecnológicas de gestão das sociedades, das políticas e das organizações.
Em todos os processos de gestão, o planejamento é crucial para o alcance de metas e resultados condizentes a eficiência e efetividade de um processo de trabalho, uma vez que busca organizar, coordenar e controlar as organizações e os processos de trabalho, regulando ações e definindo metas para obter maior resolutividade e eficiência em cada processo de trabalho.
É, no intuito de colaborar com os gestores municipais, para que consigam desvencilhar-se das burocracias cotidianas deste sistema, e assim, conseguirem mais tempo para dialogar com a comunidade e com os profissionais da saúde, que a Squadra Assessoria e Consultoria, oferece assessoria Técnica na área da saúde, e conta com profissionais especializados em Gestão Pública para um assessoramento qualificado e com capacidade técnica.
Gostou do conteúdo deste artigo sobre a importância da gestão em saúde? Então inscreva-se no maior e mais completo canal sobre elaboração de projetos e captação de recursos do Youtube.