O que é Planejamento Estratégico Situacional em Saúde

O Planejamento Estratégico Situacional possibilita o desenvolvimento de ações gerenciais em saúde.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
O que é Planejamento Estratégico Situacional em Saúde

O Planejamento Estratégico Situacional é utilizado como um instrumento de gestão para identificação e resolução de problemas.

Squadra Consultoria

O que é Planejamento Estratégico Situacional em Saúde?

Conhecer o território e as capacidades de gestão e planejamento das equipes, são ferramentas cruciais para o alcance de resultados satisfatórios que abarquem os desejos e necessidades da comunidade e que também corroborem para a satisfação daqueles profissionais que atuam na Política de Saúde.

Para podermos planejar, precisamos conhecer nosso território e nossas capacidades em operacionalizar produtos, serviços e recursos e, é nesta perspectiva que a Squadra Assessoria e Consultoria trabalha no planejamento estratégico de ações e diagnósticos situacionais de saúde.

Sua aplicação na área de saúde é bastante interessante, pois concilia as etapas administrativas com a importância de garantir uma assistência adequada e humanizada ao paciente atendido, vertentes complexas para uma instituição.

Como fazer e elaborar um planejamento em saúde

O Planejamento Estratégico Situacional em Saúde é utilizado como um instrumento de gestão para identificação e resolução de problemas, no qual se inserem atores sociais que participam efetivamente da situação.

O Planejamento Estratégico Situacional em Saúde possibilita a explicação de um problema a partir da visão do ator que o declara, a identificação das possíveis causas e a busca por diferentes modos de abordar e propor soluções.

Dessa forma, o planejamento é estruturado em cinco etapas:

  • Momento Explicativo;
  • Momento Normativo;
  • Momento Estratégico e Momento Tático-Operacional.

Na Gestão Municipal da Política de Saúde, é necessário lançar mão de ferramentas como o Planejamento Estratégico Situacional em Saúde para possibilitar e qualificar as práticas cotidianas em saúde. (CECHINEL; CAMINHA, 2012)

Ademais, O Planejamento Estratégico Situacional em saúde possibilita o desenvolvimento de ações gerenciais em saúde que contribuem para que gestores, profissionais e usuários se envolvam em processos de gestão e de cuidado que abarquem as necessidades populacionais, visando resultados eficazes e resolutos na expectativa qualitativa dos processos de trabalho.

Em um ambiente de saúde, os pontos a serem melhorados se relacionam a readequação de demanda devido ao aumento dos serviços, abertura de novos procedimentos, construção de estratégias para redução de custos e maximização dos resultados, entre outros.

Os problemas serão de ordem clínica, que demandarão por novas tecnologias diagnósticas, como a implantação da radiologia a distância, por exemplo, como também de reestruturação do quantitativo de pessoal.

Isso significa que o diagnóstico daquele momento carece de atividades para ampliar um serviço, otimizar as atividades ou traçar melhorias assistenciais para se adequar às normas regulamentadas.

O planejamento estratégico situacional em saúde mostra um panorama das atividades atuais, facilita a tomada de decisão e avalia constantemente os recursos financeiros empregados em prol de melhorias.

Dessa forma, controla as principais variáveis em saúde, aponta falhas nas rotinas, reestrutura algumas atividades e facilita o gerenciamento de processos e insumos farmacêuticos, de modo a manter a sustentabilidade econômica da empresa.

No contexto em saúde, a regulamentação sofre alterações frequentes, o que exige não somente a mudança estrutural como também de condutas clínicas que influenciam no estado de saúde dos pacientes e, portanto, devem ser reajustadas.

Inicialmente, é feito um levantamento dos pontos fortes e fracos da empresa e depois são elaboradas as atividades, conforme a necessidade e a urgência.

Durante o andamento das tarefas, são mensurados indicadores que tornarão possíveis as avaliações positivas ou negativas dessa empreitada.

E você, já implantou o planejamento estratégico situacional na saúde?

Este suporte é prestado pela Squadra Assessoria e Consultoria, ofertando atendimento presencial e a distância aos clientes, realizando assessoria e consultoria direta aos municípios.

O trabalho é prestado, respeitando as normativas legais, de forma a permitir que o Planejamento Estratégico Situacional em Saúde se efetive em conformidade com a Política Pública de Saúde e com as necessidades locais.

Squadra Consultoria

Já Pensou em Elaborar Seu Projeto com Até 50% de Desconto?

Gire a Roleta da Sorte!

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Categorias de Artigos:
Curta Nossa Página
Siga-nos no Instagram
Inscreva-se no Nosso Canal
Alguns dos Nossos Serviços
Cursos Presenciais

FALTA VOCÊ!
15.157
Inscritos

Participe do nosso grupo no WhatsApp