O que é o Plano Municipal de Saneamento Básico?

A Lei Federal nº 11.445/07, regulamentada pelo Decreto nº 7.217/10 estabelece as Diretrizes Nacionais para o Saneamento Básico, estabelecendo que os Serviços Públicos de Saneamento Básico serão prestados com base nos seguintes princípios fundamentais:
- A universalização do acesso;
- A integralidade;
- A articulação com outras políticas públicas;
- A eficiência e sustentabilidade econômica;
- A transparência das ações;
- O controle social;
- A segurança, qualidade e regularidade;
- A integração das infraestruturas e serviços com a gestão eficiente dos recursos hídricos.
Neste viés o Plano Municipal de Saneamento Básico é um ferramenta de Planejamento com instrumentos de participação social visando traçar metas para a melhoria das condições de saúde, qualidade de vida e desenvolvimento local comprometido com as questões ambientais. Os Planos devem abranger quatro componentes do Saneamento Básico.
- Abastecimento de água;
- Esgotamento sanitário;
- Drenagem e manejo das águas pluviais;
- Limpeza urbana e gestão de resíduos sólidos.
Nas elaborações e revisões dos Planos Municipais, o Controle Social é peça fundamental e legal, assim tais planos devem ser elaborados e revisados contando com a efetiva participação da Sociedade, devendo esta sociedade, no momento da elaboração ser representada nos Comitês de Coordenação e ainda a sociedade deve apreciar e aprovar o plano em Audiência Pública.
Assessoria na Elaboração e Revisão de Planos de Cargos e Salários para o Terceiro Setor
A existência do PMSB é condição para que o município receba recursos da União destinados a serviços de saneamento básico. Esta regra busca a valorização do planejamento e do controle social e consequentemente do bom uso dos recursos públicos, devendo ser revisado a cada 4 anos, seguindo todas as etapas atinentes a elaboração, aprovação, execução, avaliação e na revisão do Plano. Etapas estas que contemplem:
- Formação dos Grupos de Trabalho;
- Planejamento de Mobilização Social;
- Habilitação de sistemas da Informação;
- Diagnóstico Técnico Participativo;
- Elaboração dos Planos, Programas e Ações;
- Plano de Execução;
- Relatório Final e Minuta de Lei.
Elaboração do Plano Municipal de Assistência Social
Após concluído e aprovado, o PMSB passa a ser o instrumento de referência para o desenvolvimento municipal, pois neste documento público são estabelecidas as diretrizes para o saneamento básico e fixadas as metas relacionadas a cobertura, atendimento e qualidade dos serviços relacionados ao saneamento básico.
Entre em contato com a Squadra Consultoria e conte com nossos serviços!
