Squadra Consultoria: Assessoria, Consultoria e Treinamentos

O que é a Gestão de Projetos?

Quer saber de verdade o que é gestão de projetos culturais ou esportivos? Então confira este post.
Conteúdo do post

Você sabe o que é gestão de projetos culturais ou esportivos? Não? Então continua este post que este é o tema aqui.

Para que serve a gestão de projetos?

Uma boa gestão de projetos é vital para o sucesso de qualquer empreendimento. Afinal, mesmo as melhores ideias — mesmo quando desenhadas pelos mais capacitados profissionais — podem fracassar caso não haja um gerenciamento de projeto realizado de maneira minuciosa e articulada.

Para que isso não ocorra, é necessário que se implemente uma metodologia de gestão que abarque todos os setores da instituição, prefeitura, ou até mesmo uma empresa, possibilitando uma manutenção e fluidez em todos os níveis operacionais da organização.

Já falamos muito sobre a correta elaboração de projetos, te apresentamos um roteiro básico de apresentação de projetos e comentamos sobre a importância do monitoramento e avaliação dos projetos e agora queremos falar sobre a importância de um gestão de projetos.

No entanto, é comum ainda nos depararmos com dúvidas sobre o que é gestão de projetos e para que ela serve. No artigo de hoje responderemos estas dúvidas.

É comum escutarmos sobre controle, gerenciamento e administração de projetos e outros termos afins, mas será que sabe ao que efetivamente se referem essas nomenclaturas?

Um projeto difere de um programa por ser temporário, ou seja, possui começo, meio e fim — diferentemente do programa, que é contínua.

Antes de se partir para o planejamento, deve haver consentimento da organização sobre os esforços que serão empregados para a realização do projeto, concordando que gerarão bons resultados. Dada a autorização, inicia-se o planejamento. Por isso, nessa fase há um nível de detalhamento muito maior, ao contrário da visão geral que satisfaz a iniciação.

Durante a fase de execução, a atenção passa a estar voltada para o exercício do que foi planejado. É comum que nessa fase ocorram mudanças, como solicitações de alteração no escopo, mas se foi feito um bom planejamento não há com o que se preocupar.

O monitoramento e o controle ocorrem paralelamente à execução, constituindo-se na forma de garantir que o que está sendo feito é compatível com o planejado. Nesse momento, ocorre a validação dos avanços. Assim, dependendo do progresso de determinada atividade, um desvio qualquer pode requerer uma intervenção, por exemplo.

Engana-se quem pensa que o fato de o projeto estar concluído resulta na eliminação de esforços de gerenciamento. Muito pelo contrário, na finalização surgem etapas que devem ser realizadas com o objetivo de oficializar a conclusão da pauta e agregar informações relevantes para empreendimentos futuros.

Conheça mais sobre como elaborar um projeto corretamente em nosso artigo.

Agora que vimos o conceito e suas respectivas fases, fica mais fácil compreender o que é gestão de projeto. Simplesmente, “é a aplicação de técnicas, conhecimento e habilidades para garantir que um projeto tenha sucesso”.

Gerência-lo, administrá-lo, coordená-lo ou geri-lo envolve todas as etapas apresentadas, do início ao fim, com planejamento, execução e controle das atividades.

Realizar uma gestão eficiente dos projetos, mais que um importante diferencial competitivo, significa tornar a empresa mais ágil, mais dinâmica e pronta para entregar muito mais valor aos seus projetos.

Parte da gestão significa reconhecer os resultados para saber qual é o momento de agir e buscar melhores efeitos. Para tanto, é necessário utilizar os indicadores de desempenho, que dão uma boa ideia do que está acontecendo quanto à execução, principalmente.

Uma gestão de projetos de qualidade é um pilar básico para o sucesso de um plano de ação.

Consequentemente, a metodologia influenciará de maneira benéfica todos os níveis da organização, proporcionando resultados promissores. Porém, antes da implementação da metodologia, é preciso preparar as equipes envolvidas no programa ou projeto.

Para que uma metodologia de gestão de projetos atinja todo seu potencial, é necessário que seus objetivos e metas sejam claros desde o começo da sua implementação

Ao final, documente a avaliação e o aprendizado quanto ao projeto, já que isso ajuda a ampliar a inteligência da gestão, especialmente para processos futuros.

Como você viu até aqui, uma boa gestão de projetos vai muito além de equipes preparadas ou objetivos bem estabelecidos.

Entendeu agora o que é gestão de projetos e para que serve?

Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto ou gostaria de compartilhar sua opinião sobre o tema?

Deixe seu comentário no espaço abaixo ou entre em contato com a Squadra Consultoria.

Gostou deste conteúdo sobre gestão de projetos? Inscreva-se no nosso canal e saiba tudo sobre Elaboração de Projetos, Captação de Recursos, Leis de Incentivo, SICONV – Plataforma Mais Brasil e muito mais.

Gostou do Post?
Compartilhe agora mesmo:
Blog - Squadra Consultoria
empresas patrocinadoras

Empresas que já Investiram em Projetos de Captação de Recursos

Empresas que investiram em Projetos de Captação de Recursos de nossos clientes e alcançaram resultados extraordinários.

BAIXE O E-BOOK

*Siga no Instagram para receber o e-book no seu e-mail.

Qual o assunto você tem mais interesse?

Siga-nos no instragram para receber o e-book no seu e-mail