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Curso Como Captar Recursos e Elaboração de Projetos – Porto Alegre – Saiba como Elaborar e Captar Recursos

A metodologia do Curso Como Captar Recursos é interativa e estimula a reflexão dos conceitos básicos através de exemplos e dinâmica de elaboração conjunta de um projeto, bem como a realização de uma oficina para trabalho de discussão em grupos e elaboração e apresentação de um projeto por participante.
Conteúdo do post

Curso Como Captar Recursos e Elaboração de Projetos – Porto Alegre. Capacitar profissionais para o desenvolvimento de técnicas que ajudem a elaborar e analisar projetos e plano de trabalho de convênios, para captação de recursos, trazendo termos atualizados pelo Novo Marco Regulatório do Terceiro Setor (Lei 13.019/2014 a alterações e Decreto 8.726/2016). Captação de recursos para projetos sociais.

Curso Como Captar Recursos e Elaboração de Projetos – Porto Alegre – Rio Grande do Sul

Conforme disposto na Portaria Interministerial 424/2016, os programas, projetos e atividades de interesse recíproco dos órgãos e entidades da administração pública federal e de outros entes ou entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos serão executados mediante transferências voluntárias de recursos financeiros realizadas por meio de convênios, contratos de repasse ou termos de parceria. este tópico é abordado no Curso Como Captar Recursos.

O Plano de Trabalho do Curso Como Captar Recursos será objeto de análise de viabilidade e adequação aos objetivos do programa e, no caso de entidades privadas sem fins lucrativos, será avaliada sua qualificação técnica e capacidade operacional para gestão do instrumento, de acordo com critérios estabelecidos pelo órgão federal concedente.

Em muitos casos, projetos e planos de trabalho não são aprovados devido ao preenchimento incorreto e a não observação das diretrizes e normas legais por parte do proponente. Conheça estes meandros no nosso Curso Como Captar Recursos.

Portanto, a correta elaboração e análise de projetos é fator essencial para todos aqueles que, de alguma forma, desenvolvem atividades relacionadas a captação de recursos federais. O conteúdo programático do Curso Como Captar Recursos é completo e atualizado com as informações referentes a elaboração de projetos e planos de trabalho do Novo Marco Regulatório do Terceiro Setor (Lei 13.019/2014 a alterações e Decreto 8.726/2016), abrangendo também aspectos complementares à legislação de convênios, no que se refere à elaboração e análise de projetos.

METODOLOGIA

A metodologia do Curso Como Captar Recursos é interativa e estimula a reflexão dos conceitos básicos através de exemplos e dinâmica de elaboração conjunta de um projeto, bem como a realização de uma oficina para trabalho de discussão em grupos e elaboração e apresentação de um projeto por participante.

Curso Como Captar Recursos e Elaboração de Projetos – Porto Alegre – Rio Grande do Sul

PÚBLICO ALVO

  • Gestores e servidores públicos, dentre Secretários Municipais, Controladores Internos, Externos e Consultores;
  • Prefeitos e Vereadores;
  • Servidores públicos das áreas de contratos e projetos;
  • Funcionários de OSCIPs, ONGs, OSs, Universidades, Hospitais, Fundações, Institutos, Agências, Autarquias e Empresas Estatais que utilizam recursos públicos.
  • Profissionais e especialistas nas áreas de Ouvidoria e Corregedorias Municipais.
  • Profissionais e especialistas voltados para a prática técnico-financeira dos recursos públicos.
  • Secretários, assessores, diretores, coordenadores e assistentes do Poder Executivo Federal.
  • Servidores e funcionários das instituições federais de ensino de pesquisa científica e tecnológica.
  • Profissionais da área médica, Secretários Municipais de Assistência Social e Saúde;
  • Assistentes Sociais e demais servidores envolvidos que esta área;
  • Produtores culturais, artistas, dançarinos, grupos teatrais, grupos de dança;
  • Entidades privadas com e sem fins lucrativos;
  • Profissionais da área esportiva, atletas e consultores e,
  • Demais interessados.
Curso Como Captar Recursos

CONTEÚDO DO CURSO COMO CAPTAR RECURSOS E ELABORAÇÃO DE PROJETOS

Módulo 1 – Fontes para Captação de Recursos

Unidade 1 – Introdução a Captação de Recursos

  • Captação de Recursos – Noções gerais e Processos de Captações;
  • Conceitos e Termos Básicos – Projetos, Plano de Trabalho e Proposta de Trabalho – Legislação Básica: Ferramentas orçamentarias PPA, LDO e LOA, Decreto 8726/2016 e Portaria Interministerial 424/2016
  • Buscando aliados
  • Diversificando as fontes de financiamento
  • Gestão Estratégica

Unidade 2 – Fontes de Captação de Recursos

  • Fontes Nacionais e Internacionais para Projetos;
  • Agentes Multilaterais e Bilaterais;
  • Sistema do Governo Federal (SICONV) – Explanação de procura de Programas em aberto;
  • Sistema de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação e outros;
  • Emendas Parlamentares;
  • Leis de Incentivo Fiscal: Cultura, Esporte, Pronon e Pronas;
  • FIA, Lei de Incentivo ao Idoso, OSCIP´s;
  • Captação de Recursos com Indivíduos
  • Patrocínios, Doações, Editais;
  • Captação via Internet
  • Eventos de arrecadação
  • Fonplata

Unidade 3 – Lei de Incentivo à Cultura

  • Treinamento completo;
  • Conceitos básicos da Lei e seu funcionamento;
  • Panorama Geral do Sistema SalicWeb;
  • Fontes e Agentes Financiadores;
    1. Pesquisa de Patrocinadores/Doadores
  • Como ter acesso ao SalicWeb?;
  • Como cadastrar o Proponente no SalicWeb?
  • Formatação dos Projetos;
    1. Corpo da Proposta;
    2. Preenchimento dos Campos na Plataforma Salic;
    3. Pesquisa de Projetos – Banco de Projetos
  • Modelos de Planilhas para Orçamentos;
    1. Como preencher a Planilha Orçamentária no SalicWeb?
  • Check List dos documentos necessários;
  • Enviando a Proposta para Análise;
  • Captação dos Recursos: Prospecção, Iniciação, Planejamento, Execução, Controle e Encerramento;
    1. Como realizar o preenchimento do Recibo de Mecenato (Doador/Patrocinador)
  • Solicitações;
    1. Como cadastrar uma nova solicitação no SalicWeb?
    2. Plano Comercial/Plano de Mídia: como captar recursos?
  • Como acompanhar as diligências?
  • Relatórios Trimestrais;
  • Cadastro de Pagamentos
  • Como anexar Marcas no Sistema?
  • Readequações;
  • Identidade Visual – Manual de Marcas;
  • Prestação de Contas.
    1. Como fazer a Prestação de Contas?
    2. Como realizar a Comprovação de Objeto?
    3. Como realizar a Comprovação Financeira?

Unidade 4 – Lei de Incentivo ao Esporte

  • Treinamento completo;
  • Conceitos básicos da Lei e seu funcionamento;
  • Fontes e Agentes Financiadores;
    1. Pesquisa de Patrocinadores/Doadores
  • Como cadastrar o Proponente no Site
    1. Alterar Dados Cadastrais do Proponente;
    2. Alterar Senha de Acesso.
  • Panorama Geral do Sistema SLIE;
  • Formatação dos Projetos;
    1. Corpo da Proposta 
    2. Como preencher os campos do Sistema SLIE
    3. Modelos de Declarações
    4. Tabelas de Referência
    5. Pesquisa de Projetos aprovados – Banco de Projetos
  • Modelos de Planilhas para Orçamentos;
  • Check List dos documentos necessários;
    1. Panorama Geral das Legislações pertinentes ao tema;
  • Captação dos Recursos: Prospecção, Iniciação, Planejamento, Execução, Controle e Encerramento;
    1. Como realizar o cadastro do patrocinador
    2. Como cadastrar o Recibo
    3. Plano Comercial/Plano de Mídia: como captar recursos?
  • Como fazer o remanejamento;
  • Como realizar o Ajustes do Plano de Trabalho;
  • Análise das Planilhas do Ministério da Cidadania Secretaria Especial do Esporte
  • Identidade Visual – Manual de Marcas;
  • Prestação de Contas.
    1. Como fazer a Prestação de Contas Parcial?
    2. Como fazer a Prestação de Contas Final?

Unidade 5 – PRONON E PRONAS (Apoio a Atenção Oncológica e Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência)

  • Treinamento completo;
  • Conceitos básicos da Lei e seu funcionamento;
  • Credenciamento de Entidades
    1. Qual prazo para credenciar minha Entidade?
    2. Como faço para credenciar minha Entidade no PRONON e PRONAS?
  • Formatação dos Projetos;
    1. Como elaborar meu projeto?
    2. Banco de Projetos;
    3. Quais os formulários para envio do Projeto?
    4. Como enviar o Projeto?
  • Modelos de Planilhas para Orçamentos;
    1. Como fazer o orçamento do meu Projeto?
  • Check List dos documentos necessários;
  • Captação dos Recursos: Prospecção, Iniciação, Planejamento, Execução, Controle e Encerramento;
    1. Quem pode ser o patrocinador/doador do meu Projeto?
    2. Plano Comercial/Plano de Mídia: como captar recursos?
  • Prestação de Contas
    1. Como fazer a prestação de contas no PRONON e PRONAS?

Unidade 6 – Governo Federal (SICONV)

  • Conceitos básicos da Lei e seu funcionamento;
  • Check List dos documentos necessários para credenciamento;
    1. Como cadastrar minha Entidade no SICONV?
    2. Quais os documentos necessários para o Credenciamento?
  • Consulta de Programas em aberto
  • Preenchimento e cadastro da proposta.
    1. Como elaborar meu projeto para o SICONV?
    2. Como cadastrar a proposta no SICONV? 
    3. Enviando a Proposta para análise.

Módulo 2 – Elaboração de Projetos – Oficinas Integrativas

Unidade 1 – Formulação de Projetos

  • Definição objetiva e adequada do problema e o objeto para solução;
    1. Como definir o contexto, o problema e proposta?
  • Adequação do objetivo do projeto ao objetivo da ação do financiador
  • Ciclo de Planejamento e de Execução de um Projeto;
    1. Quais as etapas para elaborar um bom projeto?
  • Aspectos que determinam a qualidade de um Projeto;
    1. Quais os aspectos analisados pelo Financiador?
  • Estrutura básica de um Projeto;
    1. Como elaborar o projeto?
  • O que deve ser observado na estruturação de um projeto;
  • Exercício para estruturação e redação de Projetos;
  • Principais Critérios adotados na avaliação de um Projeto;
  • Finalização e Prestação de Contas de um Projeto;
    1. Dicas para Execução e Prestação de Contas do Projeto
  • Alterações trazidas pelo Novo Marco Regulatório do Terceiro Setor (Lei 13.019/2014 a alterações e Decreto 8.726/2016)

Unidade 2 – Roteiro Básico para Apresentação de Projetos

  • O ambiente do projeto;
  • Como elaborar o projeto?
    1. Título do projeto;
    2. Duração;
    3. Custo total do projeto;
    4. Valor total do projeto.
  • Responsável pelo projeto;
  • Capacidade operacional;
    1. Como demonstrar a Capacidade Técnica?
    2. Como elaborar a Declaração de Capacidade Técnica?
  • Justificativa;
    1. Como elaborar uma justificativa?
    2. Que pontos chave preciso incluir na minha justificativa?
  • Público alvo;
    1. Público Alvo Direto e Indireto;
  • Objetivos – Geral e específicos;
    1. Como elaborar o objetivo geral do meu projeto?
    2. Como elaborar os objetivos específicos do meu projeto? Objetivos X Metas
  • Metas e etapas
    1. Como construir metas/etapas atrelados aos objetivos?
  • Metodologia;
    1. Como elaborar a metodologia do meu projeto?
  • Cronogramas Físico e Financeiro;
    1. Como elaborar o cronograma físico do projeto?
    2. Como construir o orçamento do meu projeto?
  • Estatística e Indicadores;
    1. O que são indicadores?
    2. Como encontrar os indicadores para meu projeto?
  • Resultados esperados com a implementação do projeto (Impactos Sociais financeiros diretos e Indiretos); 
    1. Como mensurar os resultados esperados no meu projeto?
    2. Resultados x Ação x Objetivos
  • Mensuração do resultado;
  • Monitoramento e avaliação das ações (indicadores de desempenho).
    1. Como monitorar e avaliar o meu projeto?
    2. Como montar as formas de monitoramento e avaliação?

Unidade 3 – Critérios para Seleção e Análise de Projetos no SICONV

  • Diretrizes
  • Capacidade operacional do proponente
  • Critérios excludentes
  • Critério de seleção
  • Distribuição de recursos
  • Análise Técnica da proposta de trabalho
  • Análise conclusiva (Financeiro X Técnico X Jurídico)
  • Responsabilidade da Aprovação

Módulo 3 – Gestão de Projetos

Unidade 1 – Fundamento de Gerenciamento de Projetos

  • Conceitos e características dos projetos
  • Processos de gerenciamento e ciclo de vida de projetos
  • Estruturas organizacionais e escritórios de gerenciamento de projetos (PMOs)

Unidade 2 – Gerenciamento da Comunicação e Stakeholders em Projetos

  • Stakeholders em projetos
  • Gerenciamento dos stakeholders em projetos
  • Gerenciamento das comunicações

Unidade 3 – Liderança de Equipes

  • Liderança em processo
  • Transformação de grupos em equipes
  • Liderança e comunicação

Unidade 4 – Análise de Viabilidade de Projetos

  • Planejamento financeiro
  • Análise do risco econômico-financeiro em projetos

Unidade 5 – Gerenciamento do Escopo

  • Fundamentos e processos do gerenciamento do escopo
  • Planejar o gerenciamento do escopo
  • Requisitos
  • Definição de Escopo
  • EAP
  • Validar e Controlar o Escopo

Unidade 6 – Gerenciamento de Cronograma

  • Definição e Sequenciamento das Atividades
  • Estimativa de Recursos
  • Estimativa de Duração de Atividades
  • Cronograma do Projeto
  • Controle do Cronograma

Unidade 7  – Gerenciamento de Custos

  • Estimar os custos
  • Determinar o orçamento
  • Controlar os custos

Unidade 8 – Gerenciamento de Riscos

  • Gerenciamento de Riscos em Projetos
  • Planejamento do gerenciamento e identificação de riscos em projetos
  • Análise dos riscos em projetos
  • Planejamento de respostas e controle dos riscos em projetos

Unidade 9 – Gerenciamento de Pessoas

  • Planejar os recursos humanos do projeto
  • Mobilizar, desenvolver e gerenciar a equipe do projeto

Unidade 10 – Gerenciamento de Aquisições

  • Planejamento das aquisições no projeto
  • Controle das Aquisições

Unidade 11 – Negociação e Administração de Conflitos

  • Aspectos conceituais associados ao processo de negociação
  • Negociação: aspectos relacionais
  • Negociação: aspectos substantivos
  • Negociação: aspectos processuais de execução

Unidade 12 – Gerenciamento de Qualidade

  • Qualidade em projetos
  • Planejar o gerenciamento da qualidade
  • Realizar a garantia de qualidade
  • Controlar a qualidade

Unidade 13 – Gerenciamento de Portfólio e PMO

  • Fundamentos do gerenciamento de portfólio e do escritório de gerenciamento de projetos (EGP)
  • Implementação dos escritórios de gerenciamento de projetos (EGPs)

Módulo 4 – Prestação de Contas

Unidade 1 – Conceitos e aspectos gerais

  • Alcance dos objetivos
  • Relatórios
  • Devolução dos recursos
  • Arquivos gerais a serem anexados

A SQUADRA CONSULTORIA, sabendo da responsabilidade de prestar os melhores serviços e cursos confiáveis aos participantes, conta com os melhores instrutores, capacitados e com vasta experiência na área.

INSTRUTORA DO CURSO COMO CAPTAR RECURSOS E ELABORAÇÃO DE PROJETOS

SCHIRLEY KARINE FISCHER – Coordenadora de Projetos Consultora em Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, junto a órgãos públicos, privados e terceiro setor.

Com experiência em Elaboração de Projetos, Captação de Recursos e Convênios. Graduada em Ciências Biológicas, atua em Leis de Incentivo Fiscal, Gestão de Convênios, no cadastro de proposta, execução de convênios e prestação de contas no Setor Público, Privado e Terceiro Setor, além de ministrar cursos nas respectivas áreas.

É assessora e consultora de projetos, ministrante de cursos em captação de recursos (SICONV, SIGEF, Leis de Incentivo Fiscal -Cultura, Esporte, PRONON e PRONAS- e elaboração de projetos para mais diversos potenciais doadores).

Atua como gerente de Projetos dando suporte a Prefeituras, Entidades e Pessoas Físicas. Possui aperfeiçoamento pelo Ministério da Cultura/SENAC, em Elaboração e Gestão de Projetos Culturais, Empreendimentos Criativos e pelo ENAP – Escola Nacional de Administração Pública.

É Membro ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recursos.

INVESTIMENTO

  • Horário: 8h às 12h e 13h às 18:00h e no último dia as 8h às 12:00 (Intervalo para o coffee break: 15h00, Almoço: 12h)
  • Carga horária: 30h

INVESTIMENTO NO CURSO COMO CAPTAR RECURSOS E ELABORAÇÃO DE PROJETOS:

O valor da inscrição inclui:

  • Pendrive com material bibliográfico
  • 1 bolsa personalizada Squadra Consultoria
  • Certificado para cada participante que será entregue no último dia do curso.
  • Apostila compacta com principais tópicos, pois o material completo será disponível em Pendrive.
  • Estrutura: sala de treinamento completa e com a infraestrutura necessária aos participantes;
  • Almoço + um coffee break por dia, água e café durante todo o treinamento.

VALORES ESPECIAIS PARA GRUPOS:

Entre em contato pelo e-mail contato@consultoriasquadra.com.br ou pelo Telefone (47) 3052-4641.

FORMA DE PAGAMENTO DO CURSO COMO CAPTAR RECURSOS E ELABORAÇÃO DE PROJETOS:

Depósito Bancário / Nota de Empenho / Ordem ou Autorização de Fornecimento/ Boleto Bancário e Cartão de Crédito (12x no cartão) pelo Pag Seguro.

Por meio de depósito, ordem bancária ou doc, nas seguintes agências credenciadas:

Banco do Brasil (001)

Ag. 2474-0

Cc. 21094-3

DADOS PARA EMISSÃO DE NOTA DE EMPENHO:

Razão Social: MAGRIT HILLE ME.
Endereço: Rua Luiz Abry, n° 239, sala 04 – Centro – CEP: 89107-000, Pomerode/SC
CNPJ: 18.933.882.0001-03 | Inscrição Municipal: 6747 | Inscrição Estadual: ISENTO

LOCAL:

Hotel Ritter

Telefone: (51) 3210-4000

Largo Vespasiano Júlio Veppo, 55 – Centro Histórico, Porto Alegre – RS, 90035-040 – Mapa+

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