Curso Lei de Incentivo a Cultura Rouanet
Saiba tudo neste Curso Lei de Incentivo a Cultura Rouanet sobre a Lei de Incentivo a Cultura o seu funcionamento, toda sua sistemática, desde o cadastro de Proponentes até a prestação de contas.
Como funciona a Lei de Incentivo a Cultura?
Saiba mais no artigo Como Fazer Projetos para a Lei Rouanet?
A Lei de Incentivo à Cultura, mais conhecida como a Lei Rouanet, é uma forma de estimular o apoio da iniciativa privada ao setor cultural.
O proponente apresenta uma proposta cultural ao Ministério da Cultura (MinC) e, caso seja aprovada, é autorizado a captar recursos junto às pessoas físicas pagadoras de Imposto de Renda (IR) ou empresas tributadas com base no lucro real para a execução do projeto.
De 1° de Fevereiro a 30 de Novembro de cada ano, os proponentes podem apresentar seus Projetos.
Como utilizar a Lei de Incentivo a Cultura?
Saiba mais no artigo Como Captar Recursos Através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet?
A Lei Rouanet pode ser utilizada, por exemplos, para projetos de obras de restauro, alguma exposição de arte, edição de livro em comemoração a alguma data específica, oficinas culturais com público específico, apresentações musicais, entre outros, são exemplos de Projetos que podem ser enviados para a Lei de Incentivo à Cultura.
Como aplicar seu imposto na Lei de Incentivo a Cultura?
O incentivo é um mecanismo em que a União disponibiliza às pessoas físicas ou jurídicas uma ferramenta para que possam decidir aplicar, e como aplicar, parte do dinheiro de seus impostos em ações culturais.
E realizando este Curso Lei de Incentivo a Cultura Rouanet você conhecerá seu funcionamento e sua sistemática de aprovação de Projetos para conseguir captar junto as empresas e pessoas físicas estes recursos advindos da renúncia fiscal.
O que você irá aprender neste curso sobre a Lei de Incentivo a Cultura?
Neste Curso Lei de Incentivo a Cultura Rouanet você além de conhecer seu funcionamento e sua sistemática de aprovação de Projetos, você receberá todas as informações da nova Instrução Normativa, a IN 05/2017, que traz significativas mudanças para a Lei de Incentivo à Cultura.
Não bastando estas inúmeras alternativas de captação de recursos, os participantes do Curso de Lei de Incentivo a Cultura – Lei Roaunet terão acesso a fontes nacionais e internacionais de captação de Recursos, Agentes Multilaterais, Bilaterais e o Governo Federal (SICONV), conhecendo aos sistemas, suas Leis, seu funcionamento, conhecerão os documentos necessários e conhecerão como se credenciar a estes sistemas e já poder ser Proponente e apresentar Projetos.
Qual o objetivo do curso sobre Lei de Incentivo a Cultura?
O objetivo principal do Curso Lei de Incentivo a Cultura Rouanet, é ofertar aos participantes o pleno conhecimento da Lei de Incentivo Fiscal, seu funcionamento, toda sua sistemática, desde o cadastro de Proponentes até a prestação de contas, com base na última Instrução Normativa – IN 05/2017.
Por que seu projeto na Lei de Incentivo a Cultura não foi aprovado?
Em muitos casos, projetos e planos de trabalho não são aprovados devido ao preenchimento incorreto e a não observação das diretrizes e normas legais por parte do proponente.
Portanto, a correta elaboração e análise de projetos é fator essencial para todos aqueles que, de alguma forma, desenvolvem atividades relacionadas a captação de recursos federais.
Qual o conteúdo programático do curso sobre Lei de Incentivo a Cultura?
O conteúdo programático do Curso Lei de Incentivo a Cultura Rouanet é completo e atualizado com as informações referentes a elaboração de projetos e planos de trabalho do Novo Marco Regulatório do Terceiro Setor (Lei 13.019/2014 a alterações e Decreto 8.726/2016), abrangendo também aspectos complementares à legislação de convênios, no que se refere à elaboração e análise de projetos. Conheça o conteúdo programático.
Qual a metodologia do curso Lei de Incentivo a Cultura?
A metodologia do curso Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet é interativa e estimula a reflexão dos conceitos básicos através de exemplos, apresentações práticas das fontes de captação de recursos e exemplos de projetos que podem ser nelas enquadradas, bem como a realização de uma oficina para trabalho de discussão em grupos e elaboração e apresentação de um projeto por participante. Acesse aqui.
Quem pode participar do curso Lei de Incentivo a Cultura?
Oportunizar aos profissionais o pleno conhecimento das fontes de captação de recursos, seu funcionamento e sua sistemática de acesso para o cadastro dos projetos.
- Gestores e servidores públicos, dentre Secretários Municipais, Controladores Internos, Externos e Consultores;
- Prefeitos e Vereadores;
- Servidores públicos das áreas de contratos e projetos;
- Funcionários de OSCIPs, ONGs, OSs, Universidades, Hospitais, Fundações, Institutos, Agências, Autarquias e Empresas Estatais que utilizam recursos públicos.
- Profissionais e especialistas voltados para a prática técnico-financeira dos recursos públicos.
- Secretários, assessores, diretores, coordenadores e assistentes do Poder Executivo Federal.
- Servidores e funcionários das instituições federais de ensino de pesquisa científica e tecnológica.
- Profissionais da área médica, Secretários Municipais de Assistência Social e Saúde;
- Assistentes Sociais e demais servidores envolvidos que esta área;
- Produtores culturais, artistas, dançarinos, grupos teatrais, grupos de dança;
- Entidades privadas com e sem fins lucrativos;
- Profissionais da área esportiva, atletas e consultores e,
- Demais interessados.
Capacitar profissionais para o desenvolvimento de técnicas que ajudem a elaborar e analisar projetos e plano de trabalho de convênios, para captação de recursos, trazendo termos atualizados pelo Novo Marco Regulatório do Terceiro Setor (Lei 13.019/2014 a alterações e Decreto 8.726/2016).
Ficou interessado no Curso Lei de Incentivo a Cultura – Lei Rouanet?
Abarcando a correta elaboração de projetos, entre em contato conosco e confira a agenda de cursos, localizando a cidade que mais atende suas necessidades.