Aqui é a Schirley, sou coordenadora de Projetos da Squadra Consultoria.
Hoje vou te mostrar como preencher a aba dirigentes no Salic.
Primeiramente quero agradecer a você que já inscrito em nosso canal e pedir para vocês que ainda não é inscrito, que se inscreva e ative o sininho para receber com exclusividade as novidades que postamos em nosso canal.
Você conhece a Lei de Incentivo à Cultura?
Está pensando em submeter algum projeto para captar recursos por esta fonte tão importante de fomento a atividades culturais em nosso país?
Sim, então não deixe de continuar neste post e outros vídeos no Canal da Squadra Consultoria no Youtube.
Antes de continuarmos este post sobre como preencher a aba dirigentes no Salic. Você sabe o que é a Lei de Incentivo à Cultura?
O que é a Lei de Incentivo à Cultura, antiga Lei Rouanet
Principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país.
Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda.
A Lei de Incentivo à Cultura também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades.
Quem Pode Enviar Projetos Pela Lei de Incentivo à Cultura?
Pessoas físicas e jurídicas, com ou sem fins lucrativos; entidades do poder público com administração indireta, como fundações e autarquias.
Basta se cadastrar no Salic (Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura), no site http://salic.cultura.gov.br/autenticacao/index/index, e enviar sua proposta.
Artigos 18 e 26 da Lei de incentivo Fiscal, antiga Lei Rouanet
No Mecenato, os projetos se enquadram no artigo 18 (artes cênicas; livros; música erudita; exposições de artes plásticas; doações de acervos para bibliotecas, museus, arquivos e cinematecas públicos; e preservação do patrimônio; entre outros) ou no artigo 26 (games, música popular e outros).
Na sequencia falaremos sobre como preencher a aba de dirigentes junto a Lei de Incentivo à Cultura.
Confira outros artigos sobre Lei de Incentivo à Cultura, Antiga Lei Rouanet
Como preencher a aba dirigentes no Salic?
Ao acessar o SALIC, que é o sistema onde cadastramos a proposta junto a Lei de Incentivo a Cultura, antes de cadastrar qualquer proposta, você precisa cadastrar o proponente.
Pessoa física, você irá fazer o cadastro por meio do CPF, a pessoa jurídica tem toda uma diferenciação de cadastro.
Você vai cadastrar primeiro o CNPJ e depois precisa informar todos os dirigentes da sua empresa ou da sua entidade do terceiro setor.
Quando você cadastra o proponente CNPJ na aba dirigentes, mencione todos os dirigentes conforme contrato social ou ata de posse da diretoria, isto mesmo, presidente, vice-presidente, tesoureiro, secretário etc.
Analise a sua ata, que faz a posse destes membros atualizados, insira estes dados na aba dirigentes.
Você que é proprietário de uma empresa e tem sócios, neste local você irá elencar todos os sócios da sua empresa, mas não acaba por aí.
Após o cadastro da proposta, você deve anexar na aba anexos, todos os documentos destes dirigentes, documento que contenha RG, CPF e uma foto.
Então não se esqueça, primeiro você deve cadastrar estes dirigentes, no ato do cadastro do proponente, em seguida, antes de enviar a proposta para análise, estes documentos destes dirigentes informados devem ser inseridos no sistema SALIC, somente então, você poderá enviar a sua proposta para análise.
Agora que você viu como preencher a aba dirigentes no Salic já pode enviar seu projeto cultural.