Os planos de cargos e salários são importantes instrumentos gerenciais para as questões relacionadas à remuneração e carreira profissional dentro de uma organização e um município, por exemplo.
Além de permitir ao colaborador enxergar a trajetória que tem pela frente, em termos de evolução salarial, consegue traçar sua perspectiva de carreira.
O desempenho positivo de uma organização depende de diversos fatores, entre os mais importantes está o engajamento dos colaboradores que movem e tornam real o modelo de negócio da corporação.
Aprenda como Elaborar um Projeto Corretamente
A gestão de cargos e salários ocupa uma posição-chave no recrutamento e manutenção dos recursos humanos das organizações da Sociedade Civil, Empresas, Prefeituras, entre outros, pois estas precisam propiciar um ambiente de motivação e produtividade, gerando expectativas de crescimento profissional e eliminando as incoerências e distorções que possam causar desequilíbrios salariais.
Atualmente não há legislação trabalhista que trate, especificamente, da Gestão de Cargos e Salários.
O Plano de Cargos e Salários é uma ferramenta utilizada para determinar e sustentar as estruturas de cargos e salários de uma organização com objetivo de alcançar o equilíbrio interno e externo por meio da definição das atribuições, deveres e responsabilidades de cada cargo e, consequentemente, os seus respectivos níveis salariais.
Além de proporcionar a estruturação, o Plano também permite que a instituição ofereça ao colaborador um plano real de carreira, ou seja, de forma clara demonstra as possíveis promoções e o tempo para alcançá-las.
A implantação do Plano de Cargos e Salário dentro de qualquer organização mostra-se extremamente benéfica, uma vez que diminui os riscos de ações trabalhistas, aumenta a motivação dos colaboradores, atua no mercado de forma transparente e também possibilita a criação e valorização de talentos.
13 Dicas das Principais Fontes de Captação de Recursos
O avanço tecnológico, as mudanças de mercado, a política econômica, a participação das decisões maiores da organização no planejamento orçamentário anual, o conhecimento das metas e objetivos da empresa para melhor se adequar e se encaixar nas práticas e políticas gerais da organização.
O que também devem ser acompanhados pelo planejamento de cargos e salários.
O plano de cargos e salários deixa transparente para o colaborador as regras de ascensão e política salarial em seu ambiente de trabalho.
O planejamento de cargos e salários precisa acompanhar o avanço tecnológico, as mudanças de mercado, a política econômica, como também participar das decisões maiores da organização quando do planejamento orçamentário anual.
Precisa conhecer as metas e objetivos para melhor se adequar e se encaixar nas práticas e políticas gerais da organização.
Saiba como Fazer Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS)
Pode-se concluir que no planejamento e administração de cargos e salários, deve-se dar importância à elementos, como função, cargo, descrição do cargo, requisitos, valor relativo e absoluto, estrutura de cargos e mercado de trabalho, para que se possa estabelecer de forma coerente a especificidade de cada cargo/função.
A Squadra Consultoria desenvolve Plano de Cargos e Salários, ficou interessado e conheceu a importância para sua organização. Conte conosco!
Gostou deste conteúdo? Inscreva-se no nosso canal e saiba tudo sobre Elaboração de Projetos, Captação de Recursos, Leis de Incentivo, SICONV – Plataforma Mais Brasil e muito mais.