Olá meu nome é Jonas sou consultor técnico na Squadra Consultoria e hoje vou falar com você sobre a Como fazer a gestão do FIA – Fundo da Infância e Adolescência?
Mas antes de iniciarmos, preciso pedir para você que ainda não é inscrito em nosso canal, que se inscreva e ative o sininho para receber com exclusividade as novidades que postamos em nosso canal.
Neste artigo sobre Como fazer a gestão do FIA – Fundo da Infância e Adolescência, eu quero instigar você, Gestor do FIA, a movimentar recursos em sua cidade!
Já falamos sobre este tema e hoje reforço o convite. Como fazer a gestão do FIA – Fundo da Infância e Adolescência?
Mas e por que eu te faço este convite?
É simples, porque pessoas físicas pagantes do imposto de renda e pessoas jurídicas do lucro real podem fazer doações para o Fundo da infância e adolescência e com os recursos oriundos deste fundo, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente pode abrir editais e financiar projetos na Cidade – é o dinheiro das empresas e pessoas da sua cidade aplicado em ações desenvolvidas na sua cidade!
O que é o FIA e qual sua finalidade?
O fundo também pode se organizar para receber projetos chancelados, a ideia aqui é que publiquem um edital de chancela, recebam e aprovem projetos de Entidades, liberando estas para Captar Recursos com Pessoas Físicas e Jurídicas, e findo a Captação do recurso o dinheiro é repassado para a entidade aplicar em conformidade com o Plano de Trabalho aprovado.
Aqui, você gestor, mobiliza recursos para o Fundo, pois 20% do recurso captado pela Entidade pode ficar para o Fundo, isto em conformidade com a Resolução 137/2010 do CONANDA.
Você Gestor do FIA e você Conselheiro de Direitos pode e deve mobilizar recursos em sua cidade. Como fazer a gestão do FIA – Fundo da Infância e Adolescência?
Curso Online de Elaboração de Projetos Sociais
Desta forma, vale algumas dicas:
Estude a Lei Municipal que discorre sobre o FIA e sobre a organização do Conselho Municipal dos Direitos da Crianças e do Adolescente;
Atente-se para a Lei Municipal que discorre sobre o Marco Regulatório.
E se você não tem em sua cidade um Conselho Municipal organizado, capacitado e constituído, não tem o Fundo Municipal regularizado e está em dúvidas sobre a destinação de recursos a luz do Marco Regulatório, nós podemos te ajudar.
Se você gostou deste vídeo, deixa seu like e não esqueça de compartilhar, comentar e indicar este vídeo.