Perfil do Investidor para Projetos Sociais

Segundo pesquisa realizada, a faixa etária que mais concentra doadores é acima dos 50 anos, já a faixa entre os 18 e 29 anos soma a fatia menor de doações.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Perfil do Investidor para Projetos Sociais

Squadra Consultoria

A Captação de recursos é a ferramenta crucial para execução de projetos para a captação de recursos. Há diversas formas de captação de recursos que podem ser utilizadas.

Esta área vive em constante metamorfose e cada vez mais necessita-se de profissionais verdadeiramente capacitados. Perfil do Investidor para Projetos Sociais

13 Dicas das Principais Fontes de Captação de Recursos

Os investidores sociais apoiam organizações da sociedade civil de várias maneiras, incluindo financiamento para implementação de seus próprios projetos, apoio técnico para as OSCs, suporte financeiro para os programas das OSCs e apoio institucional, porém as transformações e correrias do dia-a-dia não nem sempre permite dedicação para acompanhar todas as mudanças e novidades do setor.

O perfil de quem mais doa é a mulher, acima dos 40 anos, com maior nível educacional e renda mensal superior a dois salários mínimos, segundo pesquisa IDIS.

Ao sair para captação de recursos, apesar de parecer óbvio, precisamos mirar em nosso alvo e para isto precisamos enxerga-lo, ou seja, vê-lo, entende-lo, para saber as reais necessidades para aplicar a doação que ele pensa em realizar”, comenta Schirley Karine, consultora de Projetos da Squadra Consultoria.

A consultora ainda acrescenta que ao analisarmos os incentivos físicas, 20% das empresas investem pela Lei Rouanet e 14% pela Lei de Incentivo ao Esporte, por exemplo.

A captação de recursos é um conceito amplo, que vai do planejamento e estratégia, até técnicas mais específicas sobre como pedir doações das várias possíveis fontes.

Além de garantir os recursos (financeiros, humanos e materiais), é um instrumento essencial para a sustentabilidade de uma organização social.

A capacitação continua sendo a ferramenta mais eficaz para realizar estas atividades com excelência, pois somente desta forma que se consegue abordar do conceito à prática da captação e da profissão do captador. Perfil do Investidor para Projetos Sociais

Indo um pouco mais além, nesta pesquisa conseguimos observar que 64% dos doadores escolhem apenas uma única instituição para fazer sua doação, sendo que as causas relacionadas a estas doações são geralmente “saúde” e “crianças”.

Por ser uma ação complexa, a captação de recursos requer muita organização e planejamento. Perfil do Investidor para Projetos Sociais

Atirar para todos os lados pode significar um gasto de energia e de recursos inadequado para as organizações que não dispõem de muito fôlego.

Aprenda como Elaborar um Projeto Corretamente

A fim de garantir a eficiência desta ação, os gestores da organização devem planejar de forma bastante estruturada as atividades de captação, a fim de garantirem o maior resultado, no menor tempo possível.

Nota-se também que dos entrevistados, 77% dos doadores fizeram alguma doação no ano anterior, seja em bens, recursos financeiros ou até mesmo tempo.

Analisando as regiões do Brasil, Nordeste e o Sudeste concentram um percentual maior destas doações.

A captação de recursos é a consequência de um bom planejamento, com estabelecimento de objetivos, metas, prazos, cronograma, orçamento, projeto e marketing. A partir disso tudo definido.

Ai sim a organização está preparada para sair ao mercado e captar.

Squadra Consultoria

Artigos Relacionados

Comente Sobre o Conteúdo

Cursos Online

Cursos Presenciais

Nossos Serviços

Últimos Artigos

Participe do nosso grupo no WhatsApp