Curso Captação de Recursos pela Lei de Incentivo a Cultura – Rouanet

Conhecer as mais diversas fontes junto ao Governo Federal, Estadual, Iniciativa Privada, Editais, Patrocínios neste Curso de Captação de Recursos.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O objetivo deste curso o passo a passo, do inicio ao fim, a inscrição de um projeto na lei federal de incentivo a cultura

Squadra Consultoria

captação de recursos é a ferramenta crucial para execução dos projetos para o Terceiro SetorOSCs e Administração Pública.

Há diversas formas de captação de recursos que podem ser utilizadas, mas somente um planejamento estratégico que irá permite o retorno desejado. Curso Captação de Recursos pela Lei de Incentivo a Cultura – Rouanet

A área da captação de recursos vive em constante metamorfose e cada vez mais necessita-se de profissionais verdadeiramente dedicados e capacitados.

As transformações e correrias do nosso dia-a-dia não nos permite dedicar tempo para acompanhar todas as mudanças e dinamismo.

Criatividade no Terceiro Setor para captação de recursos é fundamental

Conhecer as mais diversas fontes, seja na captação de recursos junto ao Governo Federal, Estadual, Iniciativa Privada, Editais, Patrocínios é objetivo primordial no Curso de Captação de Recursos.

A captação de recursos pode ser para projetos sociais, esportivos, culturais, ambientais e muitos outros, voltados para o Setor.

Mas hoje falaremos da Captação de Recursos pela Lei Rouanet.

A Lei de Incentivo à Cultura, mais conhecida como a Lei Rouanet, é uma forma de estimular o apoio da iniciativa privada ao setor cultural.

O proponente apresenta uma proposta cultural ao Ministério da Cultura (MinC) e, caso seja aprovada, é autorizado a captar recursos junto às pessoas físicas pagadoras de Imposto de Renda (IR) ou empresas tributadas com base no lucro real para a execução do projeto.

De 1° de fevereiro a 30 de novembro de cada ano, os proponentes podem apresentar seus Projetos. Curso Captação de Recursos pela Lei de Incentivo a Cultura – Rouanet

Dia a dia do terceiro setor em sua captação de recursos para seus projetos

A Lei Rouanet pode ser utilizada, por exemplos, para projetos de obras de restauro, alguma exposição de arte, edição de livro em comemoração a alguma data específica, oficinas culturais com público específico, apresentações musicais, entre outros, são exemplos de Projetos que podem ser enviados para a Lei de Incentivo à Cultura.

O incentivo é um mecanismo em que a União disponibiliza às pessoas físicas ou jurídicas uma ferramenta para que possam decidir aplicar, e como aplicar, parte do dinheiro de seus impostos em ações culturais.

E realizando este curso você conhecerá seu funcionamento e sua sistemática de aprovação de Projetos para conseguir captar junto as empresas e pessoas físicas estes recursos advindos da renúncia fiscal. Curso Captação de Recursos pela Lei de Incentivo a Cultura – Rouanet

Não bastando estas inúmeras alternativas de captação de recursos, os participantes do Curso de Captação de Recursos Lei Rouanet terão acesso a fontes nacionais e internacionais de captação de Recursos, Agentes Multilaterais, Bilaterais e o Governo Federal (SICONV), conhecendo aos sistemas, suas Leis, seu funcionamento, conhecerão os documentos necessários e conhecerão como se credenciar a estes sistemas e já poder ser Proponente e apresentar Projetos.

Conforme disposto na Portaria Interministerial 424/2016, os programas, projetos e atividades de interesse recíproco dos órgãos e entidades da administração pública federal e de outros entes ou entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos serão executados mediante transferências voluntárias de recursos financeiros realizadas por meio de convênios, contratos de repasse ou termos de parceria.

O Plano de Trabalho é objeto de análise de viabilidade e adequação aos objetivos do programa e, no caso de entidades privadas sem fins lucrativos, será avaliada sua qualificação técnica e capacidade operacional para gestão do instrumento, de acordo com critérios estabelecidos pelo órgão federal concedente.

Em muitos casos, projetos e planos de trabalho não são aprovados devido ao preenchimento incorreto e a não observação das diretrizes e normas legais por parte do proponente. Curso Captação de Recursos pela Lei de Incentivo a Cultura – Rouanet

Portanto, a correta elaboração e análise de projetos é fator essencial para todos aqueles que, de alguma forma, desenvolvem atividades relacionadas a captação de recursos federais.

O conteúdo programático do curso de Captação de Recursos Lei Rouanet é completo e atualizado com as informações referentes a elaboração de projetos e planos de trabalho do Novo Marco Regulatório do Terceiro Setor (Lei 13.019/2014 a alterações e Decreto 8.726/2016), abrangendo também aspectos complementares à legislação de convênios, no que se refere à elaboração e análise de projetos. Curso Captação de Recursos pela Lei de Incentivo a Cultura – Rouanet

A metodologia do curso Captação de Recursos Lei Rouanet é interativa e estimula a reflexão dos conceitos básicos através de exemplos, apresentações práticas das fontes de captação de recursos e exemplos de projetos que podem ser nelas enquadradas, bem como a realização de uma oficina para trabalho de discussão em grupos e elaboração e apresentação de um projeto por participante.

Oportunizar aos profissionais o pleno conhecimento das fontes de captação de recursos, seu funcionamento e sua sistemática de acesso para o cadastro dos projetos.

Capacitar profissionais para o desenvolvimento de técnicas que ajudem a elaborar e analisar projetos e plano de trabalho de convênios, para captação de recursos, trazendo termos atualizados pelo Novo Marco Regulatório do Terceiro Setor (Lei 13.019/2014 a alterações e Decreto 8.726/2016).

Ficou interessado no Curso de Captação de Recursos Lei Rouanet, abarcando a correta elaboração de projetos, entre em contato conosco e confira a agenda de cursos, localizando a cidade que mais atende suas necessidades.

Squadra Consultoria

Artigos Relacionados

Comente Sobre o Conteúdo

Cursos Online

Cursos Presenciais

Nossos Serviços

Últimos Artigos

Participe do nosso grupo no WhatsApp