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​Conhecendo sobre Crowdfunding – Financiamento Coletivo

Creio que você já deve ter ouvido falar sobre Crowdfunding, uma ferramenta muito utilizada nos dias de hoje.

Conteúdo do post
Crowdfunding – Financiamento Coletivo

Aprendendo sobre Crowdfunding – Financiamento Coletivo. Essa modalidade surgiu há pouco tempo, mas que vem trazendo resultados expressivos ao terceiro setor.

Hoje podemos dizer que já é realidade para muitas organizações (OSCs) no Brasil, muitas utilizam e estão tendo muito sucesso com o Crowdfunding – Financiamento Coletivo.

Como funciona o Crowdfunding?

Simples, basta você acessar a plataforma e cadastrar seu projeto, no cadastro você irá definir o tempo e o valor a ser captado.

Quais são as plataformas mais conhecidas de Crowdfunding na atualidade?

Existe Crowdfunding – Financiamento Coletivo da Kickante e a Catarse.

Estas ferramentas ajudam muitas OSCs que são novas, com menos de três anos de fundação, algo que nestas plataformas não exige tempo de maturidade.

Para captar recursos do governo, é exigido o mínimo de três anos de existência, caso busque recursos do governo.

Hoje, não basta apenas as OSCs estarem na internet com um site ou nas redes sociais, as OSCs precisam usar a internet como um meio de captar seus recursos, apresentando seus projetos, mostrando a elas a importância do seu projeto.

​Conhecendo e aprendendo sobre Crowdfunding – Financiamento Coletivo

Você já pensou em criar em seu site, blog ou nas redes sociais um campo para doação?

Uma ótima oportunidade de você captar recursos, pense nisto.

Precisamos engajar e inspirar as pessoas a doarem, incentivar seus projetos, sendo assim, as redes sociais é uma das melhores ferramentas para se divulgar e alcançar seu público.

Utilize também o e-mail marketing, crie campanhas de e-mail apresentando seus projetos e trazendo novidades aos seus contatos, temos um outro artigo que apresentamos melhor esta oportunidade de captar.

Leia sobre 13 Dicas das Principais fontes de recursos para o Terceiro Setor.

Existem objetivos os quais fazem o terceiro setor lançar uma campanha, quais são elas:

  • Recursos para viabilizar ações humanitárias;
  • Recursos para custear a manutenção de abrigos e tratamento de animais;
  • Apoio financeiro para o pagamento despesas operacionais da ONG;
  • Recursos financeiros para a compra de materiais, equipamentos, meio de transporte para ser utilizado no projeto.

Para se lançar uma campanha de Crowdfunding, você precisa calcular muito bem todos os seus custos, pois cada plataforma como Kickante e Catarse tem suas taxas de administração, assim sendo, não corremos o risco de ter problemas na execução do projeto.

Uma dica importante quando você for captar recursos via crowdfunding, geralmente a maior parte das doações vem de seus contatos próximos, portanto não deixe de enviar para todos seus contatos e pedir para que encaminhe para seus conhecidos.

Crowdfunding não é apenas uma ferramenta para “pedir dinheiro”. Neste momento da doação, o contribuinte tem a oportunidade de participar de sua organização. Aliás, esta visão já ocorre muito em países desenvolvidos como EUA.

Com isto, as pessoas que ajudam seu projeto, tem como oportunidade melhorar a vida das pessoas, tornando-as mais importantes para sua organização.

Você faria um incentivo em algum projeto se você soubesse que seria recompensado? Sim, as pessoas doam, ajudam, incentivam sabendo que irão ganhar algo em troca.

Não podemos esquecer, que na campanha crowdfunding existe a recompensa para os apoiadores, e nesta hora precisamos ter em mente o que vamos presentear nossos incentivadores, pense muito bem, pois isto fará toda a diferença.

Você pode dar recompensa de acordo com o valor incentivado como R$ 10,00, assim como R$ 1.000,00.

Segue alguns exemplos de recompensa que pode lhe ajudar:

  • Calendários, agendas e cadernos personalizados: nada melhor do que receber algo exclusivo da Instituição que você gosta! Se as pessoas estão contribuindo para seu projeto, elas merecem receber um item personalizado, algo que não seja vendido em outro lugar. Garanta isso e sua campanha já terá uma boa recompensa!
  • Participar do projeto: que tal convidar seus contribuidores para participar de alguma ação social que você realizará? Vale a pena! Você vai garantir uma experiência única para os seus fãs e eles vão te agradecer por isso adquirindo mais e mais recompensas;
  • Adotar uma criança ou um animal: muitos contribuidores não estão necessariamente querendo uma recompensa física e sim, só fazer o bem! Por isso, a opção de recompensa onde o contribuidor adota alguém por um determinado período é ótima para angariar arrecadações.
  • Cotas para empresas e lojas: inclua a marca do contribuidor em itens de divulgação de seu projeto como pôsteres, camisa, site e também durante a realização de seu projeto social. Assim você garante valores maiores de contribuição!

Não esqueça de colocar um aviso de quando cada incentivador irá receber sua recompensa.

Já pensou em como divulgar sua campanha após ser publicado?

Envie para o maior número de de pessoas, use todos os canais de comunicação como, whatsapp, e-mail, eventos, peça para que muitos de seus contatos encaminhe para seus conhecidos, tornando assim uma corrente.

Deixe em murais como faculdades, sites, redes sociais, google.

Estas ferramentas costumam ter parcerias com o Google, A Kickante por exemplo, possui parceria com o Google, assim, se sua ONG for legalizada, poderá receber o benefício monetário do Google para fazer anúncios e ainda receber, gratuitamente, o suporte da Kickante para o gerenciamento de tais campanhas no Google. Mais um benefício da Kickante para a sua ONG!

Divulgue para as pessoas próximas a organização, envie convites, crie eventos para melhor informar a comunidade próxima sobre a campanha crowdfunding.

Você pode e deve falar da sua campanha em eventos, encontros, fazer ligações e tudo mais que o mundo fora da Internet permitir!

O objetivo é sempre atrair interessados para visitarem a página da sua campanha e, consequentemente, contribuições.

Já conhece outras oportunidades de captar recursos? Quer conhecer muitas outras fontes? Conhecer sobre o dia a dia do terceiro setor?

Leia nosso outro artigo Dia a dia do Terceiro Setor em sua Captação de Recursos para seus Projetos.

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Crowdfunding
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