​Como Elaborar um Projeto? Seu Passo a Passo

Como Elaborar um Projeto? Seu Passo a Passo é relacionar o conjunto de atividades, objetivos e recursos necessários para a execução do mesmo.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
​Como Elaborar um Projeto? Seu Passo a Passo
Squadra Consultoria
Vídeo apresentando como elaborar um projeto corretamente

Como Elaborar um Projeto? Seu Passo a Passo é uma ação organizada, é relacionar o conjunto de atividades, objetivos e recursos necessários para a execução do mesmo.

Ao elaborarmos um projeto, um termo de abertura de projeto auxilia e sistematiza este processo, relacionando as etapas a serem cumpridas, as metas, nossas principais deficiências, e como solucionar possíveis falhas durante a execução das atividades previstas.

O tema da elaboração de projetos se disseminou no terceiro setor nos anos 90.

Nessa época, as organizações da sociedade civil (OSCs) passaram a criar formas de sobrevivência em um contexto de concorrência por recursos e no qual a profissionalização e as mudanças sociais relevantes são exigidas pelos financiadores.

Capacitações e cursos voltados ao planejamento estratégico, elaboração e avaliação de projetos foram criados por consultorias e pelos próprios financiadores.

Assim, ferramentas tradicionalmente usadas pelo setor privado passaram a ser adaptadas à realidade das OSCs.

Veja os cursos de elaboração de projetos e captação de recursos acessando nossa página de cursos presenciais.

O que podemos perceber, é que apenas uma pequena parcela destas organizações é que se profissionalizou, poucas apenas expandiram sua rede de relações com órgãos governamentais, iniciativa privada, fontes internacionais, conseguindo uma maior facilidade de acesso as estas e outras fontes de captação de recursos.

A maioria se manteve distante desse processo, sendo mantidas por meio de formas tradicionais de captação de recursos.

Leia sobre a Criatividade na Captação de Recursos para o Terceiro Setor

Surgem aí alguns obstáculos. Em primeiro lugar, as maneiras tradicionais de captação já não funcionam com tanta eficácia, e a organização tem dificuldade de captar novos doadores.

Precisamos entender que a captação, portanto, precisa mudar.

​Como Elaborar um Projeto? Seu Passo a Passo

Bons projetos também devem ser desenhados e apresentados para serem financiados pelo setor privado ou público.

Um segundo tópico a ser abordado, é que a aplicação de ferramentas como planejamento estratégico, elaboração e avaliação de projetos contribui para que as OSCs revejam sua forma de atuação, passando do assistencialismo a uma ação mais transformadora e impactante diante das questões sociais.

Um cronograma facilita o entendimento sobre a elaboração de projetos e permite que as ações ocorram de forma organizada.

Sugerimos o cumprimento das seguintes etapas:

  • Definição do tema;
  • Definição do objetivo geral;
  • Definição dos objetivos específicos;
  • Justificativa;
  • Metodologia;
  • Atividades;
  • Acompanhamento, avaliação e disseminação;
  • Definição do título do projeto;
  • Finalização.

Um projeto é elaborado para transformar uma idéia em realidade e desenvolver o projeto, portanto, é definir uma proposta de trabalho e traçar algumas linhas de ação.

Como montar um projeto social?

Muita gente contribui com projetos sociais já existentes.

Escolhem uma causa na qual acreditam e colaboram com dinheiro, doações materiais e, em alguns casos, até mesmo participam de forma voluntária, sempre que possível.

Mas e que tal montar seu próprio projeto e começar agora mesmo a fazer o bem na sua região?

A construção de um projeto social deve levar em conta o ambiente onde ele será desenvolvido:

Quais são as potencialidades políticas, sociais e materiais existentes?

A sua construção é viável?

Investigue os problemas existentes no seu bairro ou na sua cidade, por exemplo, e pense em maneiras de ajudar a resolver essas demandas.

Articule grupos de pessoas que possam estar altamente engajadas e comprometidas com essa causa e formule estratégias de ação, bem como maneiras de captar recursos.

E lembre-se do mais importante: a criação e desenvolvimento de um projeto social é muito mais do que reunir recursos financeiros e materiais.

É necessário ter bem delimitados os caminhos que serão percorridos, reunir pessoas com vocação e boa articulação política e social, e ser transparente, viável e sustentável.

Está tendo dificuldade em elaborar seu projeto?

Precisa de suporte personalizado para executar as ações em busca dos objetivos do projeto?

Entre em contato conosco, podemos ofertar formas diferenciadas de assessoria e consultoria para os mais diversos serviços.

Squadra Consultoria

captação de recursos como escrever projetos culturais como funciona a lei rouanet convênio convênio federal custos da captação recursos Depoimento Cursos Incompany Depoimento Cursos Online Depoimento Cursos Presenciais Depoimento Projetos Depoimento Serviços Destaques elaborando projetos culturais elaborar projeto de dança elaborar projeto de filme na lei de incentivo a cultura elaborar projeto de musica lei rouanet elaborar projeto esporte Elaborar projeto Lei Estadual ao Esporte no Rio de Janeiro elaborar projeto webshow elaboração de projetos elaboração de projetos culturais fazer projeto de dança fazer projeto de esporte fazer projeto de filme fazer projeto de musica fazer projeto esporte fazer projeto na lei de incentivo a cultura fazer projeto site lei de incentivo a cultura fazer projeto webserie fazer um projeto social formação de pregoeiros fundo municipal do idoso Incentivo a Cultura lei 13.019 lei de incentivo a cultura lei de incentivo ao esporte lei de incentivo à cultura lei estadual incentivo a cultura lei rouanet projeto cultural projeto saúde pronon e pronas qual o custo de captar recursos na lei rouanet siconv terceiro setor

captação de recursos | elaboração de projetos | elaboração de projetos culturais | elaborando projetos culturais | fazer projeto na lei de incentivo a cultura | fazer um projeto social | terceiro setor

Artigos Relacionados

Comente Sobre o Conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cursos Online

Cursos Presenciais

Nossos Serviços

E-book

Captação de recursos

Quer aprender tudo sobre Captação de Recursos?

Direto no seu e-mail

Já somos mais de
11.834
Inscritos

Participe do nosso grupo no WhatsApp