Cursos, Assessoria e Consultoria em Siconv, Elaboração de Projetos e Captação de Recursos

Blog

  • LEI DE INCENTIVO A CULTURA - LEI ROUANET
  • 10/02/2020

Como Elaborar um Projeto Cultural para Prefeitura?

Como Elaborar um Projeto Cultural para Prefeitura?

A Lei de Incentivo a Cultura, antiga Lei Rouanet, é a principal ferramenta de fomento à Cultura em nosso país. A Lei de Incentivo a Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. Como Elaborar um Projeto Cultural para Prefeitura?

Mas como acessar este importante mecanismo de fomento a esta cadeira da produção cultural? É sobre isto que vamos conversar hoje.

Primeiramente saber que existe esta fonte de Captação de Recursos é muito importante para você artista, produtor cultural, ou até mesmo uma Entidade Privada sem fins Lucrativos. Muito bem, você conhece esta fonte, agora preciso te dar uma dicas de como Elaborar um projeto correto e ter sucesso na aprovação dele e poder ir em busca da tão sonhada Captação de RecursosComo Elaborar um Projeto Cultural para Prefeitura?

Como fazer um projeto cultural?

Lembrando, conversamos em um vídeo anterior, que a Administração Direta não pode ser proponente neste mecanismo de captação de recursos, mas sim a Administração Pública Indireta, seja por meio da alguma Autarquia ou Fundação, por exemplo. 

Vamos ao tema de hoje então: Como montar um projeto cultura para Prefeitura? 

Todo projeto precisa de um escopo claro e maduro, um bom escopo é aquele que demonstra estratégias de relacionamento com o público-alvo e reflete a preocupação dos gestores com o cumprimento das metas estabelecidas.

Precisamos também que nosso projeto tenha possibilidades de provocar mudanças e trazer uma contribuição real para a determinada comunidade atendida, público alvo, ou mesmo a causa social. Sem isso, correm o risco de investir indevidamente o tempo e recurso valioso.

O Objetivo expressa mudança, transformação e não a ação que será executada ao longo do projeto. Um plano realista de ação.

E o que seria este Plano de Ações? Contempla as ações que serão realizadas para alcançar o objetivo proposto, considera-se o tempo de duração do projeto, nossa metodologia dentro de etapas de execução do projeto. O Plano de ação deve indicar o caminho que será percorrido para chegar ao objetivo do projeto. Mostra assim como as ações se relacionam e em qual ordem elas acontecem.

Além de construir um Projeto alinhado ao seu Produto Cultural, é muito Importante ter todo conhecimento da legislação, para conhecer e saber seus deveres e obrigações e claro, não ter um projeto alinhado a Instrução Normativa 2/2019 pode causar arquivamento da Proposta Cultural.

Antes de enviar seu Proposta para análise, reflita se todos os campos de um checklist padrão de projetos foram compridos. 

Então, vamos agora trazer um resumo de todos os campos da Plataforma Salic: 

- Título e resumo do projeto, prazo de execução e dados bancários do Banco do Brasil, Objetivos, Justificativa, Acessibilidade e Democratização de Acesso, Etapas de Trabalho, Ficha de Técnica, Especificações Técnicas e Sinopse, Descrição Técnica do Produto. Lembre-se também de cadastrar um Plano de Distribuição, Orçamento completo e Local de Realização.

Muito obrigada pela sua paciência e aguardo vocês em nosso novo artigo!