Cursos, Assessoria e Consultoria em Siconv, Elaboração de Projetos e Captação de Recursos

Blog

  • CURSOS REALIZADOS PELA SQUADRA
  • 26/11/2019

Curso de Captação de Recursos e Elaboração de Projetos em Paranatinga - MT em Outubro

Como funciona a Captação de Recursos? Quem é e o que faz um Captador de Recursos? Como elaborar um Projeto?

Nos dias 23 a 25 de outubro a Squadra Assessoria e Consultoria em parceria com o SEBRAE/MT desenvolveu na cidade de Paranatinga - MT mais um curso sobre Gestão Estratégica: Elaboração de Projetos para Captação de Recursos.

Como funciona a Captação de Recursos?

Na teoria, a captação de recursos é o processo estruturado desenvolvido por uma organização para pedir as contribuições voluntárias de que ela precisa, sejam eles financeiros ou outros recursos, buscando as doações com indivíduos, empresas, governos, outras organizações e etc.

Na prática, captação de recursos significa ter uma equipe dedicada a pensar em ideias criativas para trazer as doações, a aproximar a organização da comunidade, a defender que ela seja o mais transparente possível e etc. Captar recursos é, principalmente, ter pessoas na organização que entendem que o trabalho delas é fundamental para conseguir os recursos tão importantes para que a ONG tenha impacto e seja transformadora na sua atuação, cumprindo integralmente a sua missão.

Quem é e o que faz um Captador de Recursos?

O captador de recursos, em síntese, é o responsável pela mobilização de recursos financeiros ou materiais para a manutenção de uma instituição ou de projetos específicos.

Como elaborar um Projeto?

Antes de mais nada você precisa definir com o que deseja trabalhar. Qual a necessidade que você encontra próximo a você que imagina necessitar de ajuda.

Coloque tudo no papel, cada ideia de forma organizada e sucinta. Busque problemas e suas possíveis soluções.

O bom planejamento com antecedência é fundamental, porque dessa maneira quando você for questionado sobre o seu projeto não haverá falhas.

Lembre-se que a execução de um projeto demanda processos que envolvem o corpo jurídico e aprovação governamental. E para ser regulamentado ele precisa ser formado por um conteúdo convincente e muito bem elaborado. Descreva de forma sucinta o porquê o seu projeto é tão importante e precisa ser realizado. Insira todas os problemas que você pode identificar juntamente com as soluções que você pretende trazer através do seu planejamento.

Na oportunidade os participantes, após aula teórica desenvolveram projetos com possibilidades de apresentação nas mais variadas fontes de Captação de Recursos. De acordo com Jonas Gomes, Consultor Técnico da Squadra Assessoria e Consultoria – “os trabalhos apresentados possuem relevância e viabilidade técnica para apresentação e execução. Importa elencar que maioria dos projetos têm como principal objetivo o fortalecimento econômico da cidade, o turismo e o empreendedorismo local, bem como organização e reestruturação de espaços públicos. Ainda conta com projetos de viabilidade de apresentação em Leis de Incentivo à Cultura e Leis de incentivo ao Esporte. Conta também com projeto de cunho social e de saúde, voltado para a causa animal.”