Avaliação e Monitoramento de Projetos, este será o tema do post de hoje, me acompanhe.
As mudanças que vêm ocorrendo no cenário sócio-político-econômico brasileiro nas últimas décadas têm dado espaço à expansão e ao fortalecimento das organizações da sociedade civil, entidades que compõem o Terceiro Setor.
Qual a importância da avaliação e monitoramento de projetos?
Por desempenharem função de interesse público, são crescentes as exigências para que estas organizações demonstrem transparência e prestem contas à comunidade, a parceiros e financiadores. Para isso é vital a constante avaliação e monitoramento de projetos.
Diante disto, a avaliação de resultados assume um papel fundamental como ferramenta de gestão e sustentabilidade destas organizações.
A avaliação e monitoramento de projetos é um elemento básico do planejamento e traduz a possibilidade de se tomar decisões que superem soluções.
Os processos de avaliação e monitoramento de projetos, ainda hoje são encarados, no mais das vezes, como procedimentos burocráticos, custosos, ameaçadores e de caráter administrativo e financeiro (a famosa e conhecida “prestação de contas”).
Saiba mais sobre prestação de contas, estudando nosso artigo sobre tal.
A correta prestação de contas e sua importância nos projetos.
Tal fato leva técnicos e administradores a encontrem muitas dificuldades para implementar ou alterar qualquer projeto em andamento, dada a inexistência de análises e ponderações sobre as ações executadas.
Avaliação e monitoramento de projetos compreende o julgamento sobre ações, fatos, comportamentos, atitudes ou realizações humanas, tanto no plano individual, como institucional.
Sendo assim, há que se associar ao valor uma capacidade de satisfazer alguma necessidade humana.
Avaliar é estabelecer, a partir de uma percepção intersubjetiva e valorativa e com base nas melhores medições objetivas, o confronto entre a situação existente previamente ao planejado e os objetivos e as metas alcançadas.
A tarefa do avaliador reside na sua capacidade de estabelecer indicadores para cada um dos setores e dimensões do fenômeno a ser monitorado e avaliado.
Os indicadores, para terem alto impacto operacional devem preencher dois requisitos: têm que ser facilmente determináveis; devem corresponder razoavelmente ao universo de características mais amplas.
Na avaliação, o indicador é a unidade que permite medir o alcance de um objetivo ou de uma meta.
Ele traduz, de maneira objetiva, os resultados da ação executada e está vinculado ao objetivo e a meta. Cada um dos objetivos deve conter alguns (poucos e significativos) indicadores.
Uma tarefa que antecede à avaliação e sem a qual a mesma é inviável é a exigência de um sistema de monitoramento. Deve-se montar um sistema de monitoramento do projeto, indicando com clareza quais são os instrumentos que serão utilizados para o registro das ações desenvolvidas, gerando um sistema de informações sobre as mesmas.
Além disto, a divulgação dos resultados obtidos é imprescindível, pois é o que garante a confiabilidade na instituição e o apoio popular ao que vem sendo desenvolvido. Diversos instrumentos vêm sendo usados nesta divulgação, desde reuniões com participação de segmentos organizados da sociedade civil até boletins e informativos periódicos.
A avaliação é, quando eticamente utilizada, um aliado das Organizações da Sociedade Civil (OSC) que têm um compromisso com a justiça social, sendo o procedimento que permite superar a argumentação vazia, ideologizada, retórica e unicamente discursiva, para alçar um patamar de concretude que viabiliza o processo decisório e a formação e ampliação da consciência social e ético-política.
Ficou interessado nos procedimentos de monitoramento e avaliação, mas tem dificuldade de incluí-los em seus projetos?
Conheça nossos serviços, podemos te orientar em como elaborá-los e implementa-los em seus projetos.
Gostou deste conteúdo? Inscreva-se no nosso canal e saiba tudo sobre Elaboração de Projetos, Captação de Recursos, Leis de Incentivo, SICONV – Plataforma Mais Brasil e muito mais.