Consultoria e Assessoria em Elaboração e Revisão de Planos de Mobilidade Urbana para o Setor Público

A Squadra Assessoria e Consultoria, presta, por meio de seu corpo técnico, tanto a revisão do Plano de Mobilidade Urbana já existente no município, e se necessário for, procede com possíveis atualizações, e também atua na elaboração destes Planos nos municípios que ainda não os possuem.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Squadra Consultoria

Consultoria e Assessoria em Elaboração e Revisão de Planos de Mobilidade Urbana para o Setor Público

O Plano de Mobilidade Urbana (PMU) é o instrumento de planejamento e gestão da mobilidade de um município.

Ele trata de pensar, desenvolver e propor como se darão os deslocamentos de pessoas e bens em uma cidade, integrado a planos de outras políticas temáticas e que têm relação com a mobilidade urbana, como o uso do solo, moradia, mudanças climáticas, energia, etc.

Consultoria e Assessoria na Elaboração de Códigos Municipais

De acordo com a Política Nacional de Mobilidade Urbana – PNMU – Lei 12.587/2012, os municípios brasileiros que têm mais de 20 mil habitantes deveriam ter elaborado esse Plano até abril de 2015, impossibilitando inclusive de receberem verbas federais destinadas à mobilidade urbana.

Dentro do PMU, a bicicleta deve ser considerada como prioridade, junto com outros transportes ativos, sobre os transportes motorizados no PMU (PNMU art. 6, II).

Além disso, ela é uma ótima forma de melhorar a saúde da população, diminuindo gastos com saúde pública, contribuir com a redução da poluição do ar e sonora, além de não emitir gases de efeito estufa, economizar recursos e estimular a economia local, bem como reduzir os engarrafamentos, resultando em menos stress e menos tempo perdido no trânsito, aumentando a produtividade e a geração de renda na cidade.

Assessoria na Realização e Inclusão da Prestação de Contas para Hospitais e Santas Casas

Desde abril de 2015, mais de 3.000 municípios precisam ter planos de mobilidade urbana para receber investimentos do governo federal voltados a projetos no setor.

Há pouco mais de cinco anos, a Lei 12.587 era publicada para instituir as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU) no Brasil e dar às cidades com mais de 20 mil habitantes o prazo de três anos para o desenvolvimento de seus Planos de Mobilidade.

Após a aprovação da Lei 13.406, de 26 de dezembro de 2016, esse prazo passou a ser de seis anos, o que significa que os municípios terão até 2018 para estabelecer novas normas para o transporte urbano.

Mesmo assim, ainda hoje menos de 10% das cidades concluíram seus planos.

De acordo com levantamento do Ministério das Cidades, dos 3.342 municípios que se encontram no escopo da lei, apenas 171 (9% dos respondentes) informaram ter concluído os planos até o fim de 2016. Esse número correspondente a 23% da população brasileira.

Uma das principais diretrizes que a PNMU passa aos municípios de todo o país é a priorização dos modos de transporte não motorizados sobre os motorizados, o que significa expandir os espaços e esforços para promover o transporte a pé e a bicicleta.

Ao lado dessa orientação, a lei também pede a priorização do transporte público coletivo sobre o transporte individual motorizado, o que inverte a prática perpetrada há anos no país.

Elaboração do Plano Municipal de Assistência Social

Medidas de incentivo ao transporte individual nas últimas décadas acabaram por contribuir para a queda de 15% no número de passageiros do transporte coletivo e o acréscimo em três vezes na quantidade de carros em circulação nas ruas brasileiras.

Esses números vão de encontro às metas que o país se propõe a cumprir em acordos climáticos internacionais e à própria busca pela qualidade de vida e pela sustentabilidade.

A Squadra Assessoria e Consultoria, presta, por meio de seu corpo técnico, tanto a revisão do Plano de Mobilidade Urbana já existente no município, e se necessário for, procede com possíveis atualizações, e também atua na elaboração destes Planos nos municípios que ainda não os possuem.

Entre em contato conosco e receba um atendimento personalizado, que visa ofertar o serviço adequado a sua realidade.

Não perca mais tempo! Conheça nossos serviços e contrate de acordo com sua demanda. Estamos a sua disposição.

Artigos Relacionados

Comente Sobre o Conteúdo

Cursos Online

Cursos Presenciais

Nossos Serviços

Últimos Artigos

Participe do nosso grupo no WhatsApp