Squadra Consultoria: Assessoria, Consultoria e Treinamentos

20 Dicas e Ideias de Projetos Sociais para Colocar em Prática

Nesta página abordaremos alguns aspectos relacionados a um projeto social.
Conteúdo do post
20 dicas e ideias de projetos sociais para colocar em prática

Descubra 20 dicas e ideias criativas para Projetos Sociais. De estratégias de captação de recursos a práticas eficazes de engajamento comunitário, este guia abrangente oferece insights práticos para maximizar o impacto do seu trabalho social.

Definições, como adequar às Leis de Incentivo do Governo Federal, o que pode ser feito a fim de viabilizar captação de recursos, além de alguns exemplos de projetos que já elaboramos.

Resumo do artigo:

  • O artigo aborda 20 dicas e ideias criativas para projetos sociais, incluindo estratégias de captação de recursos e engajamento comunitário.
  • Explora a definição de projetos sociais, focando em iniciativas de esporte e cultura que promovem a inclusão social.
  • Destaca os objetivos de projetos sociais na área do esporte, como democratizar o acesso ao esporte educacional de qualidade.
  • Discute a importância da captação de recursos para projetos sociais, mencionando diferentes fontes de financiamento, incluindo leis de incentivo.
  • Aborda a necessidade de prestar contas em projetos sociais e oferece dicas sobre como fazer a prestação de contas de forma eficaz.

20 dicas e ideias de Projetos Sociais para colocar em prática
20 dicas e ideias de Projetos Sociais para colocar em prática

1- O que é um projeto social?

Você já deve ter se perguntado sobre o que é um projeto social. Muito bem, o que é um projeto social e como escrever um projeto social?

Projetos sociais são iniciativas de pessoas, grupos ou empresas privadas com foco assistencialista. Porém, neste artigo quero te explicar um pouco mais sobre projetos sociais, mas na área do Esporte e Cultura, por exemplo.

Ou seja, não falaremos sobre projetos sociais visando doação de cestas básicas, alimentos, roupas, comida e assim por diante. 

Mas sim, falaremos sobre iniciativas no esporte e na cultura que permitam que pessoas que não tem possibilidade de frequentar produtos esportivos e culturais tenham acesso a este importante mecanismo de integração social em nossa sociedade.

Quando falamos em projetos sociais na área do esporte entendemos que são iniciativas que tem como objetivo geral o de democratizar o acesso ao esporte educacional de qualidade, como forma de inclusão social, ocupando o tempo ocioso de crianças e adolescentes em situação de risco social.

Aprenda o passo a passo no curso online de como elaborar projetos para captar recursos.

2- Quais os objetivos de um projeto social?

Bom, agora que você já sabe o que é um Projeto Social, vamos lá: quais são os objetivos de um Projeto Social?

Seus objetivos principais, são: 

  • Oferecer práticas esportivas educacionais em diversas modalidades, tais como futebol, vôlei, handebol, entre outras.
  • Estimular crianças e adolescentes a manter uma interação efetiva que contribua para o seu desenvolvimento integral.
  • Oferecer condições adequadas para a prática esportiva educacional de qualidade.

Para embasar, não podemos deixar de citar Zaluar:

“Com a crescente participação de jovens na criminalidade e entre outros fatores – crise econômica e fracasso da política educacional – os projetos de educação pelo esporte e/ou pelo trabalho tomam impulso na década de 80” (ZALUAR, 1994).

Como Fazer Projetos Sociais?

“Sem ignorar as diferenças existentes, grande parte dos projetos sociais está voltada às crianças e jovens pobres, classificados algumas vezes como em ‘situação de risco social’ ou em ‘situação de vulnerabilidade social’, e objetivam ocupar o tempo livre dos mesmos (GONÇALVES, 2003; GUEDES et al., 2006; BRET S, 2007; MELO, 2007; THOMASSIM, 2007). Os projetos podem ser exclusivos da área esportiva ou podem também ofertar atividades profissionalizantes e complementares à escolarização formal (GUEDES et al., 2006).”

Conforme aponta Gonçalves (2003)  “Afastar os meninos do mundo do crime, tirá-los da rua, livrá-los da violência – estas têm sido as justificativas usadas pelos projetos sociais voltados para os jovens das comunidades pobres. Todos pretendem ocupá-los com atividades educativas, esportivas, culturais e de formação para o trabalho.”

O que é um Projeto Social?
O que é um Projeto Social?

Já quando falamos de projetos sociais na área da cultura sabemos que a cultura é ampla e engloba muitas áreas capazes de atingir pessoas de diversas idades, profissões e classes sociais. 

A cultura desperta sentimentos, educa, incentiva a criatividade e a vontade de realizar, e os projetos sociais para cultura são o meio concreto para isso. A cultura é transversal e oportuniza desenvolvimento ao ser humano como um todo.

Aprofunde-se no curso online de como elaborar projetos para captar recursos.

20 Dicas de Projetos Sociais

3- Como se faz um projeto social?

Um projeto social é um conjunto de atividades, sem fins lucrativos, que visa intervir em realidades sociais específicas com objetivos bem definidos. 

Veja os passos para fazer:

Contribuindo com causas sociais

Muitas pessoas escolhem contribuir com projetos sociais já existentes, apoiando causas nas quais acreditam. 

Essas contribuições podem ser em forma de dinheiro, doações materiais ou até mesmo como voluntários, sempre que possível. 

No entanto, com organização e estudo, é possível ir além e captar recursos de diversas fontes para tornar o projeto cada vez mais robusto e profissional.

Veja também a estrutura de um projeto.

1- Passos iniciais

Ao criar um projeto social, é fundamental considerar o ambiente onde ele será desenvolvido. 

  • Quais são as potencialidades existentes? 
  • A sua construção é viável? 

Essas são algumas das perguntas que podem ajudar a definir a missão do projeto e até onde ele pretende chegar.

2- Identificação de problemas e planejamento estratégico

Investigar os problemas existentes na comunidade é um passo crucial. 

Pense em maneiras de contribuir para resolver essas demandas. Além disso, é importante contar com uma equipe verdadeiramente engajada e comprometida com a causa para formalizar um Planejamento Estratégico robusto, detalhando:

  • Objetivos
  • Justificativa
  • Metodologia
  • Cronograma
  • Orçamento para a execução do projeto.

Quais os objetivos de um projeto social?
Quais os objetivos de um projeto social?

3- Captação de Recursos

Após mapear todas as informações necessárias, é hora de buscar recursos para o projeto. 

Existem várias opções, como:

  • Leis de Incentivo
  • Recursos Governamentais (Municipais, Federais ou Estaduais)
  • Emendas Parlamentares
  • Editais e Fontes Nacionais e Internacionais.

Porém, é essencial realizar um estudo profundo e envolver todos os membros da equipe para identificar as oportunidades que se alinham com o seu projeto ou entidade.

4- Lei de Incentivo à Cultura

No contexto da cultura, podemos mencionar a Lei de Incentivo à Cultura, conhecida anteriormente como Lei Rouanet, como uma das opções para captação de recursos.

Criar e gerir um projeto social demanda tempo, esforço e dedicação, mas os resultados podem ser incrivelmente gratificantes. 

Com a determinação certa, você pode fazer a diferença na sua comunidade e contribuir para um mundo melhor.

Veja esses passos em mais detalhes no curso online de como elaborar projetos para captar recursos.

20 Dicas de Projetos Sociais

4- Você pode captar recursos para seu projeto social por meio das Leis de Incentivo?

Claro que pode! 

Esta captação acontece por meio de um abatimento do Imposto de Renda devido de Pessoas Físicas pagantes de IR e Pessoas Jurídicas Tributadas no Lucro Real. 

No Esporte também temos a Lei de Incentivo ao Esporte, por meio dela você também pode captar recursos para execução de seus projetos esportivos, captando recursos também de um abatimento do Imposto de Renda devido de Pessoas Físicas pagantes de IR e Pessoas Jurídicas Tributadas no Lucro Real. 

Emendas Parlamentares para captação de recursos podem ser outro importante mecanismo para seus projetos.

Porém, para isto, você precisa ter seu projeto em mãos e apresentar ao Parlamentar, ele fará as verificações de viabilidade e poderá indicar um valor para seu projeto.

Neste caso você não fará captações pois o valor é destinado através desta emenda parlamentar. 

Editais, Fontes Nacionais e Internacionais também são importantes fontes de captação de recursos. Mas você precisa estar atento aos prazos e regras de envio de projetos para não perder nenhuma oportunidade. 

Claro que, ao acessar este universo, você precisa estar ciente que todos os recursos captados devem ter uma correta prestação de contas posterior.

Já pensou em aprender tudo sobre projetos em nosso curso de elaboração de projetos?

Quer aprender tudo sobre a elaboração de projetos? Conheça o curso online de como elaborar projetos para captar recursos.

5- Preciso prestar contas em projetos sociais?

Sim, ou seja, você precisa comprovar como os recursos foram investidos e o impacto que esses recursos tiveram na transformação da realidade de uma cidade ou região.

Como se faz um Projeto Social?
Como se faz um Projeto Social?

Monitorar e avaliar os resultados é obrigatório; somente assim você saberá realmente se o seu projeto fez a diferença e poderá fazer eventuais mudanças para corrigir possíveis riscos que possam comprometer o sucesso do seu projeto.

Lembre-se sempre da correta aplicação dos recursos captados, pois por mais difícil do que captar recursos é manter os parceiros já existentes, e somente com transparência conseguiremos isso.

Veja como fazer a prestação de contas do TransfereGov.

6- Como montar um projeto social?

Elaborar um projeto é uma ação organizada; é relacionar o conjunto de atividades, objetivos e recursos necessários para a execução dele.

Ao elaborarmos um projeto, um termo de abertura de projeto auxilia e sistematiza este processo, relacionando: 

  • As etapas a serem cumpridas
  • As metas
  • Nossas principais deficiências
  • Como solucionar possíveis falhas durante a execução das atividades previstas.

Veja esse passo a passo em detalhes no curso online de como elaborar projetos para captar recursos.

7- Quais são os tipos de projetos que existem?

Existem diversos tipos de projetos: sejam culturais, esportivos, sociais, voltados para a área da assistência social, saúde, meio ambiente e muitos outros.

É importante você saber que pode prever nestes projetos despesas com:

  • Locação de espaço
  • Alimentação
  • Deslocamento
  • Remuneração de profissionais
  • Compra de equipamentos
  • Materiais esportivos
  • Uniformes
  • Instrumentos culturais.

É necessário prestar contas em Projetos Sociais?
É necessário prestar contas em Projetos Sociais?

Com base nisso, alguns dos vários tipos de projetos sociais que existem, são:

  • Oficinas Musicais
  • Oficinas de Dança
  • Teatro
  • Projetos de Escolinhas de Futebol
  • Competições
  • Espetáculos
  • Gravação de CD, DVD
  • Filme ou Documentário

Quer se aprofundar mais? Então, não deixe de conhecer o curso online de como elaborar projetos para captar recursos.

20 Dicas de Projetos Sociais

8- Quais são os projetos sociais no Brasil?

Assim como em diversas localidades do planeta, no Brasil existem diversos projetos sociais, como já citamos anteriormente.

Esses projetos podem prever inúmeros investimentos, basta você elaborar de forma correta o seu projeto, dentro de um escopo pertinente e também conhecer as inúmeras oportunidades de captação de recursos existentes. 

9- Quem faz projetos sociais?

Os projetos sociais podem ser desenvolvidos de diversas maneiras, por vários proponentes distintos, como:

  • Setor público, nesse caso, as Prefeituras ou Governo Estadual, por exemplo. 
  • Organizações do Terceiro Setor (veja como fazer projetos sociais para terceiro setor)
  • Entidades privadas sem fins lucrativos.
  • Empresas ou pessoas físicas.

Vale lembrar que cada oportunidade para você captar recursos terá suas próprias exigências.

Já pensou em aprender tudo sobre projetos em nosso curso de elaboração de projetos?

Você também pode fazer projetos sociais. Veja como no curso online de como elaborar projetos para captar recursos.

10- Como criar um projeto social do zero?

Escolha uma causa, encontre pessoas realmente engajadas e comprometidas, estude a correta elaboração de projetos e conheça as oportunidades existentes para captação de recursos. 

No nosso curso online de como elaborar projetos para captar recursos você aprende como fazer tudo isso do zero.

11- Como planejar uma ação social?

Antes de colocar seu projeto social em prática, é importante estruturar o objetivo, público atendido, qual a estrutura necessária para acontecer e cronograma de atividades, por exemplo.

Como montar um Projeto Social?
Como montar um Projeto Social?

Também é fundamental elencar metas para a ação, para que seja possível eleger as etapas que devem ser cumpridas para alcançar o objetivo da ação. 

12- Como criar um projeto social simples?

Como já falamos anteriormente, escolha uma causa, encontre pessoas realmente engajadas e comprometidas, estude a correta elaboração de projetos e conheça as oportunidades existentes para captação de recursos

13- O que é um projeto cultural?

Projetos culturais são ferramentas estratégicas que têm a finalidade de apresentar planos e ideias que possuem objetivos que destaquem o desenvolvimento de produtos culturais, como por exemplo oficinas culturais, sejam música, cultura, teatro, dança, espetáculos, gravação de CD, DVD e assim por diante.

Seja qual for a sua ideia ou o seu sonho, é indispensável a prévia realização do respectivo projeto. 

Aprenda o passo a passo no curso online de como elaborar projetos para captar recursos.

14- Como criar um projeto social cultural?

Existem inúmeras formas de criar seu projeto social cultural. 

A primeira delas é mapear as necessidades do seu bairro, cidade ou de determinada localidade para diante disso construir soluções que futuramente se transformarão em projetos, com início, meio e fim, com cronograma definido, objetivos concretos, orçamento, metas e ações de monitoramento e avaliação. 

Você precisa se capacitar para conhecer a correta elaboração de projetos e para que este projeto saia do papel, é importante também conhecer as oportunidades de captação de recursos.

Já pensou em aprender tudo sobre projetos em nosso curso de elaboração de projetos?

Se você tem um projeto social cultural e por qualquer motivo você não queira elaborá-lo por conta própria, conte com nossa equipe para aprová-lo junto à Lei de Incentivo à Cultura. Entre em contato conosco pelo WhatsApp: (47) 3380-4677

15- Quais são os projetos culturais?

Existem vários exemplos de projetos culturais, tais como:

  • Compra de instrumentos musicais para uma oficina de música.
  • Compra de figurino e cenário para uma oficina de teatro e dança.
  • Previsão de despesas com locação de espaços para realização de espetáculos, entre outros.

Você também pode considerar:

  • Remuneração de profissionais.
  • Desenvolvimento de projetos de gravação de CD e DVD.
  • Publicação de um livro.
  • Realização de um documentário.
  • Viabilização de projetos em museus.
  • Oficinas de leitura e muitas outras iniciativas no âmbito cultural.

16- Ideias para projetos culturais

Como mencionamos anteriormente, não faltarão ideias para você executar projetos sociais na área da cultura.

Basta encontrar uma causa, pessoas comprometidas e buscar conhecimento para conseguir colocar em prática diversos projetos culturais, proporcionando acesso a vários produtos culturais.

Quer se inspirar mais? Então veja o nosso curso online de como elaborar projetos para captar recursos.

Quais os tipos de Projetos Sociais que existem?
Quais os tipos de Projetos Sociais que existem?

17- Exemplos de projetos sociais na cultura

No nosso site, disponibilizamos dezenas de modelos de projetos culturais em diversos segmentos que já foram elaborados e aprovados na Lei de Incentivo à Cultura

Você pode conferir alguns desses projetos elaborados aqui.

18- Quais são os tipos de atividades culturais?

Podemos mencionar aqui atividades culturais que já citamos anteriormente, como aulas de dança, música e teatro. 

Além disso, incluem-se espetáculos, gravação de músicas, shows, edição e publicação de livros, projetos voltados para museus, entre outros.

Veja nosso curso online da Lei de Incentivo à Cultura.

19- Como elaborar um projeto cultural?

Existem inúmeras formas de elaborar seu projeto cultural. 

A primeira delas é mapear as necessidades do seu bairro, cidade ou de uma determinada localidade, a fim de construir soluções que se transformarão em projetos com início, meio e fim. 

Isso inclui um cronograma definido, objetivos concretos, orçamento, metas e ações de monitoramento e avaliação.

É fundamental capacitar-se para aprender a elaborar projetos de maneira adequada. 

Além disso, para que o projeto se concretize, é importante conhecer as oportunidades de captação de recursos.

Já pensou em aprender tudo sobre projetos em nosso curso de elaboração de projetos?

Por isso, conheça o nosso curso online de como elaborar projetos para captar recursos.

20- Quais as despesas posso ter nos projetos sociais culturais?

Nesses projetos, da mesma forma que nos esportivos, podemos prever:

  • Pagamento de profissionais.
  • Compra e aluguel de instrumentos musicais.
  • Gastos com sonorização.
  • Gastos com iluminação.
  • Compra de uniformes que identifiquem o projeto.
  • Locação de espaços.
  • Transporte.
  • Alimentação.
  • Despesas de divulgação, entre outros.

Assim como nos projetos sociais na área do esporte, oferecer oportunidades de projetos sociais na área da cultura permite que pessoas que não têm condições de frequentar esses produtos culturais possam participar e, dessa forma, se desenvolver em todos os aspectos de suas vidas.

O desenvolvimento de projetos sociais na área da cultura é um recurso altamente eficaz para combater as desigualdades sociais no Brasil, uma vez que oferece diversas possibilidades de implementação e, quando bem executados, geram resultados surpreendentes.

Quais as despesas posso ter nos projetos sociais?
Quais as despesas posso ter nos projetos sociais?

Descobrir talentos desconhecidos e trazer novas esperanças para os menos privilegiados é ainda mais eficaz quando realizado por meio de projetos sociais voltados para a cultura.

O Brasil, por ser um país rico em riquezas naturais e culturais, oferece um terreno fértil para a disseminação desses projetos sociais na área da cultura.

Conheça o curso online de como elaborar projetos para captar recursos e comece hoje mesmo a colocar o seu projeto em prática.

Inscreva-se no nosso canal e saiba tudo sobre Elaboração de Projetos, Captação de Recursos, Leis de Incentivo, SICONV – Plataforma Mais Brasil e muito mais.

como se inscrever na Lei Rouanet
Gostou do Post?
Compartilhe agora mesmo:
Blog - Squadra Consultoria
empresas patrocinadoras

Empresas que já Investiram em Projetos de Captação de Recursos

Empresas que investiram em Projetos de Captação de Recursos de nossos clientes e alcançaram resultados extraordinários.

BAIXE O E-BOOK

*Siga no Instagram para receber o e-book no seu e-mail.

E-book de Captação de Recursos
Qual o assunto você tem mais interesse?

Siga-nos no instragram para receber o e-book no seu e-mail